domingo, 5 de novembro de 2017

Livro: ATÉ MAIS, E OBRIGADO PELOS PEIXES - Douglas Adams

E o volume quatro da série de Douglas Adams está finalmente sendo apresentado aqui no blog. Vamos lá?


Resenha Último Ato!
  • Título Original: So Long, and Thanks for All the Fish
  • Autor: Douglas Adams
  • Editora: Arqueiro
  • 144 Páginas (Edição econômica)
  • 2009
Sinopse:
"Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer as mais extraordinárias criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação.
Com sua peculiar ironia e seu talento aparentemente inesgotável para inventar personagens e histórias hilariantes – embora altamente filosóficas –, Douglas Adams nos presenteia com mais uma genial obra capaz de nos fazer refletir sobre o sentido da vida de uma forma bem diferente da habitual."
E estamos de volta à vida de Arthur Dent. Ele aparece recebendo carona de uma nave e é deixado no planeta Terra, há alguns quilômetros de sua casa. O negócio é o seguinte: ele estava na Terra mesmo, tal qual a conhecia, alguns meses após ela ter sido destruída pelos Vogons. Confuso? Imagina para ele.


O livro tem um foco especial em Arthur e nesse seu retorno para o planeta de origem. Se quem estiver lendo a série quiser saber sobre Trillian, Zaphod e os demais personagens importantes dos outros livros, não vai se sair muito bem. Temos a participação de Marvin, o querido robô de mal com a vida, e o extra terrestre Ford Prefect, mas nada muito profundo. O foco aqui é Arthur. Arthur e a moça por qual se apaixonou.

Imagem: Scifiness
Mas a pergunta é: o que aconteceu com a Terra depois que ela foi destruída pelos Vogons para a construção de uma via expressa espacial no lugar? Como ela voltou a existir? Onde raios estão os golfinhos?

Sim, os golfinhos, todos, desapareceram. Ninguém sabe explicar. A CIA está por ai dizendo que os acontecimentos em que a data coincidem com o fim da Terra são apenas alucinações na cabeça de quem presenciou "coisas estranhas".

Conseguimos conhecer melhor Arthur, um personagem como eu já havia dito, apaixonante. Tudo que ele faz para conseguir a atenção da moça do nome estranho mostra ainda mais sobre a personalidade dele. Este livro ainda engloba bastante as críticas ácidas de Douglas, e uma que me marcou bastante (me fazendo enviar a foto do diálogo entre Arthur e Ford para um monte de gente), é sobre a pseudo democracia que existe "por aí". Um texto tão atual quanto poderia ser.

O livro inteiro passou tão rápido que me senti lendo apenas um capítulo longo. Ele não tem muitas viagens espaciais e extra terrestres e essas coisas como os outros, mas a leitura é gostosa. Estou tentando me segurar para não ir direto para o último livro - porém sei que não vou conseguir evitar.

Douglas Adams
Eu quero muito, de verdade, saber o que houve com os golfinhos hahaha, sem contar que quero saber onde estão enfiados os demais personagens dessa história. Espero que as respostas estejam no livro cinco.

Para ver a resenha do primeiro livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias", clique aqui.
Para o segundo livro, "O Restaurante no Fim do Universo", clique aqui.
Para o terceiro, "A Vida, o Universo e Tudo Mais", clique aqui.

Já fiz resenha também da adaptação do primeiro livro, o filme "O Guia do Mochileiro das Galáxias" de 2005, para ler, só clicar aqui.

Por hoje é só meus amores. Tenho certeza que a resenha do quinto livro não irá demorar a aparecer por aqui. Espero que tenham gostado e até a próxima!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O nome dessa continuação também é curioso, tem a ver com os golfinhos sumirem? Muito interessado nessa saga desde as resenhas dos livros anteriores, quero!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.