quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Livro: A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS - Douglas Adams (Especial I Love the 80s)

Douglas Adams de novo? PRECISAMOS!


Resenha Último Ato!

  • Título Original: Life, The Universe and Everything
  • Autor: Douglas Adams
  • Editora: Arqueiro
  • 160 Páginas
  • 2010

Sinopse:
Após as loucas aventuras com seus estranhos amigos em O Guia do Mochileiro das Galaxias e O Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina.
Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos terríveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams, um dos mas cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros fundamentais para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo.Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o Universo e tudo mais.
Mais uma vez nosso querido Arthur Dent está nas maiores confusões. Ainda continuando o enredo do segundo livro, Arthur está na Terra pré histórica, e podemos dizer que ao mesmo tempo que ele está junto de Ford Prefect - seu amigo alienígena - ele não está nada perto de Ford. Digo isso porque Dent fica cinco anos vivendo por si, sem saber por onde Prefect anda, e vive dentro de sua caverna da maneira como pode.


Então, um belo dia ele acorda e toma a seguinte decisão: ele vai ficar louco. É claro, como não tinha pensado nisso antes? É quando bota isso pra fora que Ford surge do nada, dizendo que tomou a mesma decisão, mas agora precisariam escapar já que correntes de espaço-tempo estão surgindo. E juntos eles fogem em um sofá que estava flutuando pelo campo.

Aparecem ainda na Terra, mas dois dias antes de ela ter sido destruída pelos Vogons (lembra do primeiro livro? Você pode ler sobre ele clicando aqui). E lá, no meio de uma partida de Críquete, eles encontram o velho Slartbartfast tentando impedir que os robôs do planeta Krikkit peguem a chave para libertar seu planeta e destruir o Universo.

Ele chama Arthur e Ford para ajudarem a salvar o Universo, e mesmo eles não muito animados com a ideia, vão.


Adams permanece com seu humor ácido e críticas sociais nesse livro, como não poderia deixar de ser. Temos uma abordagem bem clara do tema xenofobia, onde o pessoal que vive no planeta Krikkit é o protagonista dela: 

Lá, eles nunca haviam procurado saber sobre nada além de seu planeta, uma vez que eles não sequer imaginavam que existiria algo além, e então não havia essa necessidade de procura. Quando uma nave se espatifa em Krikkit, vinda de fora, eles se alarmam e decidem saber o que há além daquela nuvem de poeira que cobre toda a extensão do lugar.

E então, não aceitando que há alguém lá fora, que possa haver alguém além deles no Universo - que não estão sozinhos - eles decidem que detestam tudo e vão explodir o negócio todo, simples assim. Eles não aceitam de forma alguma alguém além deles próprios. Vemos a intolerância acentuada nesse povo.

"A ideia de que havia um Universo não se enquadrava em sua visão de mundo, digamos assim. Não podiam lidar com ela." Pág. 70


Posso dizer que até agora o meu livro favorito da série continua sendo o segundo "Restaurante no fim do Universo", e embora A Vida, o Universo e Tudo Mais seja um livro na mesma linha crítica e humorística, eu não o achei tão bom quanto os dois primeiros. 

Achei um pouco cansativa às vezes todas as viagens a toda hora, mas quero muito continuar a série, que é o que farei em breve (e trarei as resenhas para vocês).

Espero que tenham gostado! Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.