quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Livro: O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS - Douglas Adams

Então vamos mergulhar nessa minha lista de leitura, indo direto para essa série muito elogiada de Douglas Adams.




Resenha Último Ato!

  • Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
  • Autor: Douglas Adams
  • Editora: Arqueiro
  • 160 Páginas
  • 2011
Sinopse:

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.
Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

O começo de tudo ainda é aqui, na terra, onde Arthur Dent está firme em sua missão: não permitir que destruam sua casa. Estão querendo demoli-la para construir um desvio em seu lugar. E ele está certo em sua missão de não deixar com que isso aconteça: todos os dias ele acorda cedo e deita na frente dos tratores.

Ford Prefect é amigo de Arthur, e em um momento de desespero tira Dent de sua posição de "guarda", o arrastando para um bar. Segundo ele, o que tem pra falar é mais importante: o mundo vai acabar ali, naquele dia.

O que Arthur não sabe é que Ford é um alienígena que está na terra há anos fazendo pesquisas. De certa forma eles conseguem fugir da destruição, e é lá na galáxia que eles passam as maiores aventuras, fugindo de naves e conhecendo planetas.


Eu já queria há bastante tempo ler essa série, mas nunca que o preço abaixava - e cinco livros, é muita coisa mesmo para quando se está relativamente barato - até que ganhei de natal em uma promoção onde estavam os cinco por 20 reais. Sim, cinco livros por vinte reais!

Claro que é a edição econômica, sem orelha, páginas mais finas e diagramação diferente, mas toda a história por esse valor ainda assim é um belo achado.

Logo no início do livro temos um prefácio escrito por Bradley Trevor Greive, autor de Um Dia Daqueles, nos introduzindo à escrita de Douglas e alguns elementos do livro. Que resenha maravilhosa, eu gostaria de acrescentar.

A escrita de Douglas é também incrível, a gente mal vê o livro passar. Suas histórias se interligam e o livro deixa um gostinho de quero mais no final (e já logo quero pegar o segundo!)

Douglas Adams

Douglas faz umas críticas à realidade, e inclusive tem umas passagens que marcaram bastante e eu entendi bem como algo do dia a dia, como por exemplo: "Terráqueo, o planeta em que você vivia foi encomendado, pago e governado pelos ratos."

Essas críticas certamente continuam durante a série, o que me faz ainda mais ansiosa para continuar. O livro levanta também uma questão muito importante que é algo óbvio, porém um óbvio que nem todos levam em consideração: não devemos exigir respostas para perguntas que nem sabemos quais são.

A Editora Arqueiro ainda possui uma edição maravilhosa com todos os cinco livros em um só, e pretendo tê-la ainda (sim, preciso dela na minha estante). O Guia do Mochileiro das Galáxias, o primeiro livro da série, foi publicado originalmente em 1979. E possui uma adaptação para o cinema de 2005, que quero muito assistir (e trarei a resenha para vocês, assim como dos demais livros da série).





Então por hoje é isso, meus amores! Nos vemos no próximo post!


Para acessar a página de O Guia do Mochileiro das Galáxias no Skoob, só clicar aqui.

2 comentários:

  1. Adorei, uma historia de ficção cientifica que satiriza a "burrocracia" e os politicos, já querooo

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a ler a resenha pensei: Poxa, daria um ótimo filme também. E já até fizeram kkkkk! To curioso para assistir também e ler sua resenha sobre ele!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.