domingo, 29 de outubro de 2017

Filme: COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ - Thea Sharrock

Sim! Como prometido, eu assiti ao filme e aqui estão minhas impressões sobre ele. Vamos lá saber o que achei da adaptação do livro de Jojo Moyes?

Lembrando que já fiz resenha dele e para acessá-la é só clicar aqui.






Título: Como Eu Era Antes de Você
Título original: Me Before You
Ano: 2016
Direção: Thea Sharrock
Gênero: Drama, Romance, Comédia
110 min








A sinopse é basicamente a mesma do livro. Lou (Emilia Clarke) é garçonete de um café a anos e certo dia seu patrão a dispensa do emprego. No filme não temos os motivos tão bem descritos, mas de acordo com o livro, ele precisaria fechar o estabelecimento para fazer uma viagem.

Will (Sam Claffin) vive a vida muito bem até que um acidente o deixa preso em uma cadeira de rodas, tetraplégico. Assim que Louisa está a procura de um novo emprego, os pais de Will abrem uma vaga para cuidadora do filho. Ela, mesmo sem experiência alguma de cuidadora, consegue o trabalho.


Inicialmente Will a trata com sarcasmo e boas pitadas de desprezo. Mas é a convivência e a persistência de Lou que acaba por fazer com que se tornem amigos aos poucos.


Imagem: Tumblr
Tentarei ser bem mais objetiva ao falar do filme, uma vez que já escrevi minhas impressões sobre o livro e de forma alguma quero ser repetitiva. O roteiro está muito bom, digo isso porque o grau de fidelidade com a obra original foi tamanho que não dá pra reclamar disso. Com exceção da trilha sonora - que eu não gostei muito, mas é questão mesmo de gosto pessoal - tanto as falas quanto as locações estavam maravilhosas.

Mencionei a trilha sonora porque o filme acabou ficando um pouco com o teor daquelas comedias românticas que eu todo dia aperto a tecla aqui, dizendo que não curto muito. Aliás, devo dizer que apesar do roteiro muito fiel ao livro, a produção acabou ficando com um teor mais clichê que o normal. Me lembrou um romance de Nicholas Sparks. E vindo de mim, isso não é uma coisa boa.

Sam Claffin parece ter sido escolhido a dedo. Fez um excelente Will - não há como negar que a cada palavra que dizia, dava pra ver o personagem do livro no rosto do ator. Agora, Emilia Clarke... Bem, vamos com calma. Digamos que sua atuação foi meio... uh... Estranha. 

A cada 5 minutos ou menos ela fazia caretas exageradas sobre reações que creio eu, deviam ser meio delicadas. A personagem Lou do livro não pareceu muito com o que se vê na tela. Eu por muito tentei acostumar às caras e bocas de Emilia, mas por um tempo tive que pausar o filme com o pretexto de fazer anotações sobre ele antes que esquecesse, se é que me entende.


Imagem: Tumblr
É um problema grande quando a gente para de prestar atenção no filme em si e começa a devanear sobre qual atriz teria sido melhor para o papel. Pensei até em Anne Hathaway com seu sotaque meio "quê?" vinda lá de One Day (pode conferir a resenha aqui). Enfim. Vamos deixar para lá essa parte.

Algumas diferenças foram feitas da história original, mas nada que prejudicasse o caminho dos fatos. A mãe de Will, por exemplo, no filme era mais calma, mais carinhosa. Ela e o pai de Will tinham um relacionamento mais afetuoso. A personalidade da irmã de Lou também era diferente - critica menos e é mais amorosa - o que foi uma melhoria grande na história (porque a Treena original me dava nos nervos).  No filme, Will não tem uma irmã, inclusive.

Mas repito: nada, absolutamente nada disso mudou o rumo da história. O grau de fidelidade, como já disse, é absurdo. Já sempre dizia meu amigo: parabéns aos envolvidos.


Imagem: Blog Celso Branicio
O livro não entrou para a lista de favoritos ou de livros que pretendo reler, mas eu gostei da história em geral. O filme eu realmente não verei de novo, não sei. A Lou do filme não me agradou muito.

Então, para finalizar hoje - como eu disse que não me alongaria muito - recomendo o filme para quem ainda quer conhecer a história. A questão da trilha sonora é minha opinião, que não me agradou muito, e da Emilia... Bom, convido vocês a assistirem e tirarem suas conclusões.

Por hoje eu fico por aqui, nos vemos no próximo! 

2 comentários:

  1. Lindo o filme, apesar de não ser o tipo de filme que eu goste, mas não dá pra negar que a historia é bonita. Bom saber que foram fieis ao livro, deve ter agradado muito os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a história clichê, assim como falei na resenha do livro. Não é do meu estilo, de fato haha mas ainda dá pra tirar uma moral no final.

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.