domingo, 10 de setembro de 2017

Livro: COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ - Jojo Moyes

Lembra que esse livro eu havia colocado na minha meta de leitura deste ano? Pois então, lembra também que eu disse lá que todos estavam falando que o livro não tem nada a ver comigo? Vamos ver o que achei dele, finalmente.

Ah, e se você quiser dar uma olhadinha na minha lista de meta de leitura do ano 2017 (que ainda está longe de ser completa, porque toda hora aparece livro novo haha) é só clicar aqui.


Resenha Último Ato!
  • Título Original: Me Before You
  • Autora: Jojo Moyes
  • Editora: Intrínseca
  • 320 Páginas
  • 1ª Edição – 2016
Sinopse: 
Lou Clark é uma jovem cheia de vida e espontaneidade, que sabe uma porção de coisas. Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick. O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida.

Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso.
O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois.
Pois é, não é? Realmente uma sinopse nada a ver comigo. Mas vamos falar do livro e de minhas impressões sobre ele.

Sim, eu esperei diminuir a onda que foi com esse livro pra que eu pudesse ler ele sem a cada segundo ver algo sobre nas redes sociais e afins. E digo que foi melhor assim, eu pude ler no meu tempo, sem pressa, apreciando cada página com calma.

Lou Clark trabalha como garçonete em um café perto de casa, namora com o mesmo cara há sete anos, mora com os pais e tem um mini quarto na sua casa lotada. Ela já tem vinte e seis anos e sua vida vai muito bem, obrigada. O que há de errado nisso? Falaremos depois.

Will Traynor é um rapaz cheio de vida que adora arriscar, adrenalina, adora viajar e tem um emprego muito bom. Tudo vai bem até que ele sofre um acidente e fica tetraplégico. Ele é totalmente retirado dessa sua vida agitada, uma vez que não consegue mais fazer nada sem ajuda de ninguém.

Lou descobre que o dono do café ao qual trabalha está fechando o estabelecimento, e como ela precisa ajudar nas despesas de casa, acaba aceitando o trabalho de cuidadora de um tetraplégico. Sim, é assim mesmo que a vida dos dois se cruza.

Foto: Livros & Citações
Inicialmente tudo indica que vai ser aquela história de príncipe encantado (nesse caso, de princesa encantada) onde a vida está muitíssimo ruim e aparece uma pessoa que faz a gente mudar de ideia e que ainda há esperanças... Não é bem assim.

A ideia inicial é clichê sim, mas por trás dela ainda há o que refletir. Se você está esperando um final feliz, romântico, com cheiro de lavanda e sabor adocicado, guarde esse livro e pegue outro. Não diga que não avisei.

Levei algumas páginas para me acostumar com o estilo de escrita de Jojo, mas depois não tive problemas maiores com isso. 

Cada personagem é um mundo, assim como cada pessoa na vida real é um mundo. Cada um na história é da forma que é porque algo o levou a ser assim (não parece claro agora enquanto escrevo isso, mas não é difícil de entender). O que Will planeja, a forma como ele vive, trata as pessoas após o que aconteceu com ele, claramente não é a mais legal, claramente não é algo bem visto. Porém Jojo nos leva muitas vezes a tentar entender o lado dele, o que o fez daquela forma. Você hoje está em plena saúde, em plena juventude, amanhã está dependendo de alguém até para suas necessidades mais básicas. Isso é realmente assustador.

Todos que me viram andar com esse livro (eu levo a leitura que estou fazendo para qualquer lugar que vou) continuavam repetindo que ele não tinha nada a ver com o tema que mais me agrada. E não tem mesmo. Eu só queria dar uma chance para ele. Não posso falar bem ou mal de algo que eu não conheço (e creio que já falei isso mil vezes aqui). Embora eu quase o tempo todo tenha pensado no quão inocente - porém esperançosa - Lou era, eu queria de fato saber como aquilo tudo terminou. Se ia ser mais um conto de fadas em forma de história moderna, ou algo mais da vida real.

Jojo Moyes. Imagem: jojomoyes.com
Lou é o tipo de personagem que a gente espera/quer que se dê bem. A gente quer que aquela inocência de certa forma seja recompensada, porque a intenção era de fato, boa. Lembra que eu perguntei o que tinha de errado com a vida dela? É a acomodação. Lou tem aquilo, mas está acomodada demais para se arriscar a ir mais além. Para ela está tudo bem assim. 

A gente quer que ela abra os olhos para as oportunidades - para seu relacionamento que está realmente horroroso - a gente começa a vê-la pelos olhos de Will: um potencial escondido.

Talvez seja uma história sobre amor próprio, sobre descobertas e redescobertas, sobre possibilidades. Ai, no fim podemos até tentar fingir que os clichês não estavam ali, fingir que não houveram partes que não gostamos e entender o que realmente aquilo quis trazer. Paramos de olhar Lou com a perspectiva de Will e passamos a olhar o mundo como Lou. Eu pretendo levar comigo essa lembrança da história.

Sim, o livro não é do meu estilo favorito, e provavelmente eu não o lerei de novo. Mas me sinto bem por ter lido, porque foi como Will sempre deixou claro pra Lou, é uma coisa nova, mas eu preciso conhecer pra saber se é boa pra mim ou não. Verei o filme e trarei a resenha para vocês.

Recomendo o livro, claramente. Espero que gostem.

Ah, e uma última anotação sobre o final: a maioria das pessoas que me falaram sobre o teor dele, disseram que não gostaram do final. Já disse e repito: é a vida real, gente. Não  adianta esperar purpurinas e fadas, porque aqui no dia a dia elas não existem. E o final foi a melhor parte do livro.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado da resenha, e nos vemos no próximo post! 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.