domingo, 11 de fevereiro de 2018

Livro: SOBRE A ESCRITA - Stephen King

Matei quem estava me matando (não, não era a fome): a curiosidade de ler sobre os métodos de um dos escritores que mais admiro de todos os tempos. 

Resenha Último Ato! 
  • Título Original: On Writing
  • Autor: Stephen King
  • Editora: Suma de Letras
  • 256 páginas
  • 1ª Edição – 2015
Sinopse:
Sobre a Escrita traz uma visão prática da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir. Mas este é também um relato pessoal; Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram; o processo criativo de transformar uma ideia em livro; os primeiros sucessos. Pela primeira vez, uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.
O resultado é uma aula singular sobre o ato de escrever. Citando suas próprias obras e exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial.
Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a Escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura.
Sobre a Escrita é um livro de não ficção escrito no final dos anos 1990. Logo no início do livro temos uma breve biografia da vida de Stephen - ou currículo, como ele diz. Somos apresentados à sua infância com a mãe e o irmão, como ele começou no processo de escrita, quais foram os livros que o influenciaram primeiro, e os filmes, os de terror principalmente.

Conhecemos sua esposa, Tabitha, a quem ele começou o relacionamento ainda quando jovem. King nos conta também detalhes mais complicados de sua vida, como a época em que era viciado em álcool e drogas, e como acreditava na época que era estimulado na escrita por elas. 

Tabitha em momento algum deixou o marido de lado. É a leitora ideal de Stephen, sempre dando opiniões sinceras sobre os livros que ele escreve, apoiando ele nos momentos difíceis - como por exemplo quando ele sofreu um acidente em 1999 que quase o tirou a vida, um relato impressionante - e sendo sempre quem Stephen pensa ao escrever um livro.

Aprendemos a como dar vida a uma história a partir de Sobre a Escrita, que até mesmo uma simples pergunta que vem do nada na nossa cabeça pode originar um livro inteiro. Stephen é magnífico em sua escrita até quando não está querendo ser.

Imagem: instagram @annymourac
Devo inicialmente dizer que me apaixonei pela forma com que Stephen fala da esposa. Ele não pinta e borda o amor perfeito cheio de açúcar, pelo contrário, ele diz que ela é quem o mantém de pé no chão quando necessário, seja elogiando ou argumentando contra uma opinião dele na hora certa. É um respeito enorme dele por ela, e isso é maravilhoso. 

Algumas das dicas que ele fala sobre eu já seguia em meu processo de escrita sem ao menos ter conhecimento. Para quem não sabe, "nas horas vagas" eu gosto de passar algum tempo inventando mundos e fundos que aqui na vida real seriam mais difíceis de alcançar. Seja um livro completo, um conto bem curto ou só uma cena rápida qualquer para satisfazer minha mente que viaja em ideias mirabolantes a mil quilômetros por hora, mas eu sempre escrevo, sempre que possível. 

Porém não eram todas as dicas que eu usava, a grande maioria eu nem fazia ideia que existia, e esse livro foi tão enriquecedor quanto gostoso de ler. Eu sou uma amante da escrita de Stephen, nunca vejo o tempo passar quando estou lendo algo feito por ele, e ter dicas, ideias, seja como for o nome, de como investir mais nesse mundo maravilhoso da escrita diretamente dele é sensacional.

Imagem: Daily Camera
Como eu já disse na publicação sobre o "Desafio dos 30 Filmes - Parte Um" feito em 2016 (você pode vê-lo clicando aqui), e falo todos os dias de minha vida se for preciso, o filme À Espera de um Milagre foi o responsável por minha entrada no mundo dos apaixonados por cinema, juntamente com O Auto da Compadecida, e desde a primeira vez que o assisti, eu continuo batendo na tecla de que é um dos meus filmes favoritos da vida, uma de minhas histórias favoritas.

Em 2013 tive o prazer de ler o livro que foi a base da adaptação, o primeiro que li do autor e para ser clichê neste texto sobre alguém que está infinitamente longe de ser clichê, foi amor à primeira vista. Em Sobre a Escrita, Stephen faz um comentário sobre o final dessa história, sua decisão de como chegou nele e qual seria o outro possível final. Isso me fez pensar bastante sobre como seria talvez minha relação com ela se a conclusão tivesse sido diferente do que foi. Isso me tomou tempo suficiente para escrever um conto, talvez (hahaha aprendendo com King), mas depois resolvi continuar com o mestre e absorver o máximo de informações que podia dele.

Esse livro consumiu quase todas as minhas etiquetas de marcação, tive que reabastecer o estoque (Stephen King me faz falir de todas as formas que pode, impressionante), fora post-its com anotações. 

Stephen em seu local de trabalho.
Sobre a Escrita é um livro essencial para os escritores novos e os já experientes também, é muita informação valiosa, muita ideia bacana - tanto do processo de escrever quanto do processo de revisar essa escrita - e os métodos mais valiosos que podemos adotar para qualquer processo criativo, talvez (a ideia de porta fechada e porta aberta), enfim. Stephen é impecável na forma como escreve e disso todo mundo sabe. Agora com essa obra maravilhosa em mãos, cabe a nós seguir as dicas dele.

A edição da Suma de Letras está muito boa, diagramação maravilhosa, páginas amareladas e essa capa que eu particularmente amo. simples e objetiva. Vale muito a pena não só pela aula de escrita, mas também para conhecer um pouco mais deste homem tão incrível.

E por hoje vou ficando por aqui, com esse livro que com certeza já entrou para minha lista de favoritos e principalmente para a lista de releituras. Espero que tenham gostado, boa leitura para vocês e eu os vejo no próximo post!

Se você ainda não segue o blog e nem curtiu a nossa página no facebook, é só ir no menuzinho aqui do lado do post e se inscrever. É grátis e me ajuda bastante!!


12 comentários:

  1. Deve ter sido uma experiência incrível aprender um pouco mais com uma lenda viva dessas, amo muito as obras e suas adaptações para o cinema. Minha favorita, claro, O Iluminado, junta em sua adaptação nada mais, nada menos que King, Staley Kubrick e Jack Nicholson. Pesado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filmes icônicos saíram de obras de King! O Iluminado, como você citou, é um deles. Conta Comigo, À Espera de um Milagre, Misery - Louca Obsessão, Carrie a Estranha, e por aí vai. Ele é maravilhoso, sou apenas elogios!

      Excluir
  2. Me parece um livro muito bom, eu gosto de biografias, espero que tenham sido dicas úteis, afinal se você lançar um livro quero comprar, com certeza!Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha vou cobrar, hein? Vamos ver em um futuro, se tudo der certo.

      Excluir
  3. Stephen King é um escritor de renome a nivel mundial!

    Gostei do blog! Fiquei a seguir :)
    Beijo

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephen é incrível!!
      Obrigada amore, vou conhecer o seu já <3 seja bem vinda!

      Excluir
  4. Eu tô MORRENDO de vergonha de fazer comentário. POAKSDPWO Mas acho essencial ressaltar o fato do quanto essa resenha está maravilhosa! Mesmo. Eu já estava com vontade de comprar esse livro, e o primeiro lugar que pensei em conferir para ver se valeria à pena investir, foi aqui. Sua opinião é uma das que eu mais confio, você sabe disso, né meu bem!!! POSKEDW
    Obrigado, tanto por me indicar, quanto por proporcionar essa resenha XEROSA E BUNITA!!! <3 Sabe que eu adoro o seu blog. Beijo, minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas olha quem veio dar o ar da graça <3 Oi, Fernanda! Não fique com vergonha de fazer comentário, aqui sempre está aberto para opiniões e ideias. Fiquei feliz demais quando soube que você gostou tanto da resenha que comprou o livro!
      hahaha espero que goste dele assim como eu gostei. E que venha contar pra gente como foi a experiência lendo Sobre a Escrita!

      Excluir
  5. Vou ser bem sincera, sou daquelas q julga o livro pela capa, qdo a capa me chama atenção eu quero ler. E eu gostei dessa capa....e agora que li a sinopse curte mais ainda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essa capa, esse livro... Espero que goste do livro <3

      Excluir
  6. Amo os livros do Stephen King, estou louca para ler esse livro, amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo Stephen também! Ele é incrível. Que bom que gostou, amore!

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.