quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Livro: MINHA VIDA FORA DOS TRILHOS - Clare Vanderpool

Olá pessoas, tudo bem com vocês? Por aqui está tudo tranquilo. Venho trazer hoje mais um livro da Darkside - e vocês podem notar meu amor por essa editora - e espero que gostem dele o quanto eu gostei! 

Resenha Último Ato!
  • Título Original: Moon Over Manifest
  • Autor: Clare Vanderpool
  • Editora: Darkside
  • 320 Páginas
  • 1ª Edição – 2017
Sinopse:
O que é preciso saber sobre este livro? Bem, só para abrir seu apetite literário, fique sabendo que Minha Vida Fora dos Trilhos foi escrito por ninguém menos que Clare Vanderpool, a mesma autora do encantador e mágico Em Algum Lugar das Estrelas. Ambos os livros compartilham a mesma essência: personagens muito jovens, longe de seus pais, escutam o convite da estrada, e partem em jornadas pessoais, repletas de riscos, desafios e — quem sabe? — ensinamentos.
Embarque agora mesmo numa viagem que tanto pode levar você de volta à infância como ao tortuoso caminho do amadurecimento. Recomendamos sempre a companhia de um livro. Que tal Minha Vida Fora dos Trilhos, um romance capaz de despertar o lado mais aventureiro e nostálgico que existe em você?
Abilene Tucker está indo sozinha de trem para a cidade de Manifest enviada pelo pai para ficar aos cuidados do Pastor Shady Howard, amigo dele. Gideon, como chama seu pai, sempre contou diversas histórias sobre a cidade, da época que morou por lá, sempre alimentando a memória da menina.

Ela leva o que tinha de mais importante e valioso dentro de um saco na viagem e nas memórias de tudo que ouviu seu pai contar. Na casa de Shady encontra em um quarto uma caixinha de charutos recheada com cartas e objetos que aparentemente não possuem ligação entre si - chave, uma rolha, dólar de prata, moeda, etc - e fica curiosa para descobrir o que são e o que representam.

A certeza inicial de Abilene é de que o pai irá buscá-la de volta no final do verão, mas na medida em que o tempo passa, ela vai perdendo a certeza de que ele de fato disse que iria. Seu objetivo enquanto estivesse em Manifest era descobrir quem seu pai era na cidade, por onde andou e quais marcas ele deixou por lá. Mas todos parecem evitar falar sobre ele, sempre deixando respostas curtas e pré-preparadas. O que afinal aconteceu com Gideon, com aquele lugar??

Imagem: instagram: @annymourac
Em uma de suas caminhadas, Abilene perde a bússola que pertencia o pai e agora carregava como lembrança dele. Quando vai procurá-la, a descobre na casa da vidente Sadie, e na tentativa de recuperá-la, acaba arrumando um belo problema. Porém, sua reação com a vidente se mostra mais proveitosa do que se poderia imaginar, e é quando damos início a um mergulho por outra narrativa.

O livro se passa em duas épocas diferentes, em 1917/1918 com a história de Ned e Jinx durante a Primeira Guerra, e em 1936 com Abilene e suas amigas da nova cidade querendo descobrir mais sobre os meninos e sobre um possível espião que ainda pode estar em Manifest

É mais fácil encontrar histórias que se passam na Segunda Grande Guerra que na primeira, mas devo dizer que as que li que passam neste período da guerra de trincheiras não me decepcionaram de forma alguma. Um exemplo é o livro que inclusive foi o primeiro resenhado no Último Ato, "O Pacifista" de John Boyne (você pode ler a resenha dele clicando aqui). Espero ler mais livros que se passam nessa época. Inclusive quero ler mais trabalhos da Clare (e eu tenho outro livro dela lançado também pela Darkside no Brasil, estou super ansiosa para lê-lo).

Imagem: Darkside Books
Agora, precisamos falar sobre a Darkside. Mais uma vez, a edição está magnífica. A capa parece de fato madeira - como se fossem aqueles baús antigos de viagem - e está cheia de selos de correspondência. Na folha de guarda temos um mapa da linha férrea de Kansas, e a diagramação padrão usada pela editora, com folhas amareladas. A fita de cetim é em tom dourado.

A escrita de Clare é fluida e instigante , cada capítulo nos fazendo querer continuar sem parar para nada. As passagens entre as duas épocas não é de forma alguma cansativa nem confusa, pelo contrário, elas nos deixam cada vez mais curiosos com notícias de jornal e cartas, deixando tudo bem simples de entender. A experiência de leitura é rica e tranquila. Débora Isidoro fez inclusive um trabalho maravilhoso com a tradução da história.

O final é bonito e tocante, nada forçado e algo bem marcante. Os personagens então, nem se fala: carismáticos e apaixonantes. Jinx é de longe meu favorito, embora eu quisesse muito abraçar fortemente o Pastor-Dono de Bar Shady, e protegê-lo. Com certeza é um livro que farei uma releitura, ou duas, ou três. Possivelmente estará na minha lista de favoritos do ano.

Clare Vanderpool. Imagem: Goodreads.
Recomendo este livro para todos que gostam de uma boa história e gostam quando os olhos dão "aquela suada" durante uma leitura. É maravilhoso poder ler algo tão leve e tão bonito quanto esta história. A Darkside Books deu ao livro a cara que ele merece, definitivamente. Estou apaixonada com a Clare!

Por hoje vou ficando por aqui meus amores, vejo vocês no próximo. Espero que tenham gostado da resenha e boa leitura!

Se você ainda não seguiu o blog ou não curtiu nossa página no facebook, é só ir no menuzinho ai ao lado da caixa de post e se inscrever. É grátis e me ajuda bastante!!

10 comentários:

  1. A Darkside é simplesmente fantástica! Minha vontade de ler só cresceu com sua resenha. Amei!!

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, o livro em si tem o aspecto de um diário, até mesmo o título dá essa impressão, gostei muito. E que garotinha adorável, vontade imensa de dar um abraço... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é um amor! Uma personagem muito marcante. Sério, não tem como escolher meu momento favorito do livro. Estou com saudades dele já!

      Excluir
  3. Uau ja fiquei a fim de ler esse livro só pela sua resenha compartilhada. Darkside me pareceu uma leitura agradável.

    ResponderExcluir
  4. amei essa resenha... <3 Linda mesmo, história deve ser interessante

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro! Também amo a Editora DarkSide, os livros que eles lançam são impecáveis, é esse tipo de edição que não me deixa largar do livro impresso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa edição está fora de sério viu <3 maravilhosa demais!

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.