domingo, 23 de abril de 2017

Livro: MR MERCEDES - Stephen King

Hoje irei falar de um livro que está na minha lista de metas para 2017, e que experiência maravilhosa. Então vamos lá!



Resenha Último Ato!

  • Título Original: Mr. Mercedes
  • Autor: Stephen King
  • Editora: Suma de Letras
  • 400 Páginas
  • 2016
Sinopse:

"Ainda é madrugada e, em uma falida cidade do Meio-Oeste, centenas de pessoas fazem fila em uma feira de empregos, desesperadas para conseguir trabalho. De repente, um único carro surge, avançando para a multidão. O Mercedes atropela vários inocentes, antes de recuar e fazer outra investida. Oito pessoas são mortas e várias ficam feridas. O assassino escapa.Meses depois, o detetive Bill Hodges ainda é atormentado pelo fracasso na resolução do caso, e passa os dias em frente à TV, contemplando a ideia de se matar. Ao receber uma carta de alguém que se autodenomina o Assassino do Mercedes, Hodges desperta da aposentadoria deprimida, decidido a encontrar o culpado.Mr. Mercedes narra uma guerra entre o bem e o mal, e o mergulho de Stephen King na mente obsessiva e psicótica desse assassino é tão arrepiante quanto inesquecível."
Então vamos lá com calma. Esse livro é o primeiro da trilogia Bill Hodges, que é um detetive que acabou de se aposentar em seu trabalho na polícia. 

A aposentadoria veio e com isso um "peso" na consciência. Hodges não conseguiu prender um Serial Killer, chamado de "Assassino do Mercedes" que no ano anterior roubou um carro e o jogou contra dezenas de pessoas que estavam em uma fila à procura de emprego. Matou oito pessoas e tudo demonstra ter sido planejado: desde o DNA que ele limpou da cena do crime, até como e onde ele deixou o carro depois de fazer aquilo.

O que acontece é que agora, aposentado e sedentário, Hodges recebe em sua casa uma carta do assassino, instigando-o a cometer suicídio - ele estava sendo observado! - e ainda por cima, querendo entrar em contato com ele por meio de um site de conversas anônimas. Só que talvez o Mr Mercedes se acha mais espero do que realmente seja...

Essa capa é maravilhosa demais!
Eu quero comentar sobre alguns pontos antes de falar dos personagens em si. Primeiro, eu sou uma grande amante da escrita de Stephen King, é como se as páginas voassem. Segundo, você não precisa ficar quebrando a cabeça pra descobrir quem, dentro do círculo de convivência do Detetive Aposentado é o assassino: King nos dá todo o perfil dele, de nome, sobrenome, onde mora, biografia, onde trabalha, enfim. Ele nos deixa com isso apreciar mais sobre a história desse Serial Killer, e nos faz pensar sobre como será pego.

Agora vamos aos personagens. O detetive Hodges de certa forma me fez pensar automaticamente na série CSI Vegas, já que o primeiro nome é William, nome do ator que interpreta Grissom, e Hodges é nome de um dos personagens do laboratório (interpretado por Wallace Langham). Claro que isso pode não ter sido proposital (eu confesso, eu que sou a louca das associações mesmo).

Eu poderia tentar escrever uma dissertação sobre Hodges, mas o personagem que me intrigou mesmo foi Brady, o assassino. Fui fazer minhas costumeiras anotações sobre o livro, e depois notei que havia só escrito sobre o perfil psicológico do sujeito.

Stephen King.
Não irei falar aqui nesse post sobre tudo que percebi em relação a ele, primeiramente porque algumas partes seriam spoilers. Stephen King nos dá o perfil dele aos poucos, para que a cada momento possamos entender melhor o assassino (que frase estranha de se escrever). Mas uma coisa é certa: ele está ainda preso à fase do Complexo de Édipo. A forma com que ele conversa com as pessoas também mostra totalmente como ele encara os traumas que ele teve desde a infância: enquanto ele está conversando com alguém tranquilamente, na sua cabeça estão passando mil e uma formas de matar aquela pessoa.

Há também um momento que eu não sei se ele age daquela forma com o amigo de Hodges, Jerome, por inveja desse ser um rapaz carismático, com um futuro brilhante e perspectivas fora do comum. Acho que valeria um estudo sobre a mente de Brady, do começo ao fim. É um personagem intrigante.


Esse livro eu ganhei de natal e era para ter sido lido na última semana de dezembro, mas aconteceram contratempos e eu tive que empurrá-lo para 2017. Vou dizer mais uma vez que amo Stephen King sim, obrigada. 

O final era já o que eu esperava, o que era mais provável de acontecer, porém conhecer a forma como tudo vai se costurando é muito bom. Recomendo para quem gosta de ler sobre mentes doentias, e para quem não gosta também (hahaha claro).

Citações:
"A maioria das pessoas recebe Botas de Chumbo quando criança e precisa usá-las pelo resto da vida. Essas Botas de Chumbo são chamadas de CONSCIÊNCIA. Não tenho isso, então me permito fazer muito mais coisas do que a Galera Normal." Pág. 29
"Nunca minta quando você pode falar a verdade. A verdade nem sempre é o caminho mais seguro, mas quase sempre é." Pág. 47
"Às vezes, 'o diabo que você conhece é melhor do que o que você não conhece!'". Pág. 107
"Mas homens anormais não gostam que outras pessoas saibam que eles são anormais." Pág. 138







Para o perfil no Skoob de Mr Mercedes, clique aqui.



Então, por hoje é isso, galera. Nos vemos no próximo!

1 comentários:

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.