domingo, 22 de novembro de 2015

Livro: O SÍMBOLO PERDIDO - Dan Brown



Resenha Último Ato!

Penúltima resenha desse nosso especial Dan Brown. O mês está quase no fim! Vamos lá.


  • Título Original: The Lost Symbol
  • Autor: Dan Brown
  • Editora: Arqueiro
  • 512 Páginas 
  • 1ª Edição - 2009
Sinopse:

"Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.
Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.
Vendo que  essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.
Nesse labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico.
O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao cero de que lado cada um está."

Essa obra de Dan Brown é, por tudo que já li sobre, uma que mais divide opiniões. Alguns a acham a melhor do autor, outros já dizem que ela deixou a desejar. Eu parto da opinião de que ela é ótima, talvez por conter toda essa história a respeito da maçonaria e afins. Acho que também, o fato de não ter sido adaptado para o cinema assim como os dois anteriores sobre Robert Langdon (Anjos e Demônios e O Código Da Vinci) já diz muito sobre o fato de Dan polemizar em cima de Washington, o Capitólio e afins (EUA gravar um filme que polemiza ele próprio? Acho difícil). MAS, vamos à resenha.

Langdon é convocado por seu velho amigo Peter Solomon para dar uma palestra no Capitólio, mas chegando lá acaba descobrindo que caiu em uma armadilha e que Peter corre risco de vida. Com isso, Robert acaba se vendo em mais uma correria contra o tempo para desvendar símbolos e enigmas, até descobrir um segredo que é capaz de dar poderes "sobre humanos" para quem o encontra.

Nesse livro aprendemos sobre maçonaria, seus rituais, segredos e principais participantes - que é de cair o queixo. Langdon dessa vez é "guiado" por um homem bem insano, que é totalmente viciado em um "aperfeiçoamento" próprio.

Não posso negar que O Símbolo Perdido mereceu um final um pouquinho melhor. Não posso só elogiar o autor porque é um de meus favoritos, por isso temos que ser realistas. O Símbolo Perdido é o maior livro dessa série que envolve Langdon, e Dan Brown se empolgou tanto que ainda assim parece que ele encurtou o livro nos "finalmentes". Porém tudo fica certo quando a gente lê Inferno, que vem na sequência (que é pra mim o melhor de Dan, mas isso fica para domingo que vem).

Citações:
"A mente domina a matéria." Pág. 61

"Nossos corpos físicos evoluíram com o tempo, mas nossas mentes é que foram criadas à semelhança de Deus. Nós estamos levando a bíblia muito ao pé da letra. Aprendemos que Deus nos criou à sua imagem, mas não são nossos corpos físicos que se assemelham a Deus, são nossas mentes." Pág. 481





Onde Comprar:
Submarino
Amazon (BR)
Saraiva
Ponto Frio





Fonte da foto: theguardian.com

2 comentários:

  1. Nossa, já li o Código DaVinci e achei excelente, é um dos meus filmes preferidos. Tinha curiosidade de ler esse, mas depois do seu post quero o livro para ontem.
    Sucesso.

    www.vinysummer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro O Código Da Vinci! Estou super ansiosa para a adaptação de Inferno, que parece que sai nos cinemas no fim do próximo ano.
      Obrigada, Viny! Sucesso para você também <3

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.