domingo, 15 de novembro de 2015

Livro: O CÓDIGO DA VINCI - Dan Brown



Resenha Último Ato!

Vamos dar continuidade ao Especial Dan Brown? Bora lá!


  • Título original: The Da Vinci Code
  • Autor: Dan Brown
  • Editora: Arqueiro
  • 423 Páginas
  • 1ª Edição - 2004

Sinopse: 
"Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptógrafa Sophie Neveu e Robert Langdon, um simbologista, podem desvendar. Eles viram suspeitos e em detetives enquanto tentam decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade."


Convenhamos, se há alguma coisa que O Código Da Vinci é (além de incrível), essa coisa é POLÊMICO. Dan Brown em si só é polêmico, adora cutucar (hahahaha).

Nosso querido Robert Langdon está em seu quarto de hotel, em Paris, tentando descansar após dar uma palestra sobre assunto ao qual leciona em Harvard, Simbologia Religiosa. Porém, a polícia o quer e rápido no museu do Louvre, onde aconteceu um assassinato. A vítima é Jacques Saunière, o curador do famoso museu.

Robert sem se dar conta, é dado como principal suspeito. Saunière havia deixado uma mensagem enquanto ainda vivo, colocando-se em posição de uma das mais famosas obras de arte de Leonardo Da Vinci - O Homem Vitruviano - e escrevendo ao lado de seu corpo um código que só sua neta, a criptógrafa Sophie Neveu conseguiria decifrar.

O Homem Vitruviano, de Da Vinci. Fonte: desenhoonline.com


Ela, ao saber que o professor (que nunca havia visto na vida) corria perigo de ser preso sem ao menos poder se defender, ajuda-o a fugir, e assim também é dada como suspeita da morte de Jacques.

E então eles vão por Paris inteira (passando por outros lugares como Inglaterra) tentando fugir e desvendar os segredos por trás do Priorado de Sião, em uma busca pelo Santo Graal, para evitar com que o maior segredo da Igreja Católica seja desvendado. Enquanto isso, procuram também provar sua inocência na morte de Jacques.
Robert procura ajuda com um amigo, e nos leva a um questionamento: devemos confiar em alguém que diz querer nos ajudar? Porque de certa forma, desde os menores até os maiores segredos podem correr riscos nas mãos de pessoas erradas.

Conhecemos também sobre o Opus Dei, a prelazia pessoal do Vaticano totalmente conservadora, mais sobre o Priorado de Sião, Cavaleiros Templários, enfim, história pura! Dan Brown também faz menção ao Concílio de Niceia, onde a Igreja Católica Apostólica Romana quais livros seriam compostos na Sagrada Escritura. Sem contar uma grande aula sobre obras de Da Vinci (um dos meus favoritos!)

Mona Lisa.


Uma das maiores críticas aos temas que Dan Brown aborda está relacionada a quando ele fala sobre religião, principalmente "teorias da conspiração" que a envolve. Infelizmente, muitas pessoas o "apedrejam" antes mesmo de ler alguma obra dele, dizendo que Brown não sabe do que está falando ou "com quem está mexendo". Eu aconselho a ler com calma, estudar os fatos, ir além do que foi dito, e se não for de interesse, não o faça também. Só não podemos "enfiar uma faca" na obra antes de lê-la!

Eu particularmente amo história e estudar uns detalhes assim, mesmo que talvez não tenham acontecido na realidade, é interessante para expandir nosso leque de argumentos. Eu acho que as obras de Dan Brown não são recomendáveis, são no mínimo obrigatórias para amantes de livros, até porque elas são super gostosas de ler, passam rapidinho, e nos prendem sempre até o final.

Será que eles conseguem provar sua inocência? E sobre o Santo Graal, será que conseguem encontrá-lo antes que seu segredo seja espalhado pelo mundo? Realmente, vale a pena DEMAIS ler para descobrir!

Citações:
"A iminência da morte é uma forte motivação." Pág. 20

"Há símbolos ocultos em lugares que você jamais imaginaria." Pág. 97

"- Os livros todos não podem competir com séculos de história já estabelecida, principalmente quando essa história é endossada pelo livro mais vendido de todos os tempos.
Faukman arregalou os olhos.
- Não me diga que Harry Potter também fala do Santo Graal!
- Eu estava me referindo à Bíblia." Pág. 158


Onde comprar:
Submarino
Saraiva
Americanas
Amazon (BR)





Dan Brown. Fonte: antena3.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.