domingo, 8 de novembro de 2015

Livro: ANJOS E DEMÔNIOS - Dan Brown



Resenha Último Ato!


  • Título Original: Angels & Demons
  • Autor: Dan Brown
  • Editora: Arqueiro
  • 464 Páginas
  • 1ª Edição - 2004


Sinopse:
"Antes de decifrar O código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.
Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça.
Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade que ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal."


O livro já começa instigando nosso sentido de curiosidade, nossa vontade de saber o que está acontecendo. Leonardo Vetra, um cientista renomado do famoso instituto de pesquisa científica CERN é encontrado morto em seu laboratório. E mais: seu mais recente feito - a descoberta da antimatéria - foi roubado enquanto sua filha, Vittoria Vetra, estava em viajando fazendo um trabalho científico.

Robert Langdon é um professor universitário de Harvard, e possui um vasto conhecimento sobre simbologia religiosa, o que leva o diretor do CERN a pedir ajuda para desvendar um dos mistérios na morte de Leonardo Vetra: ele tinha um ambigrama com o nome "Illuminati" marcado no peito à fogo.

Enquanto isso, o diretor do CERN, Maximilian Kohler recebe um telefonema do Vaticano, e adoentado, faz com que Vittoria e Robert viajem até lá para descobrir onde está a antimatéria. Robert a todo momento luta com seus pensamentos de que é impossível os Illuminati ainda existirem, já que faziam séculos que haviam sido extintos. Porém com todas as ameaças e descobertas no Vaticano, ele se vê obrigado a aceitar os fatos.

É o dia do Conclave e um assassino, conhecido como "Hassassin" entra em contato com Carlo, o camerlengo do falecido Papa. Hassassin havia sequestrado os quatro preferitti para o conclave, e dizia que os marcariam a fogo e os matariam cada um nos altares da ciência espalhados por Roma, o antigo caminho dos Illuminati. Em seguida, à meia noite, a Antimatéria roubada do CERN explodiria o Vaticano.

Cabe a Robert Langdon e Vittoria Vetra descobrirem o "Caminho da Illuminação" dos Illuminati para tentarem salvar os cardeais, pegar o assassino e assim fazê-lo dizer onde está escondida a antimatéria.

Se Dan Brown queria fazer um livro de tirar o fôlego, ele conseguiu. Uniu ciência e religião em uma história que tinha tudo para ser épica, e foi. Ele questiona a fé, questiona os poderes científicos, sem defender apenas um. Ele mostra os dois lados da moeda e faz com que cada leitor decida sozinho de qual quer ficar.

Na medida que a história vai correndo, vamos conhecendo profundamente muitos trechos perdidos ou não da história, principalmente dos Illuminati. O equilíbrio entre fatos históricos unidos ao "hoje" é incrivelmente bem feito. Robert Langdon, de longe meu personagem favorito de todos, demonstra um conhecimento magnífico e ao mesmo tempo aprende com as coisas ao redor. Engraçado que mesmo antes de assistir os filmes baseados nas obras de Dan (Anjos e Demônios e O Código Da Vinci) eu já imaginava Robert sendo interpretado por Tom Hanks. Não sei, talvez seja o amor pelos dois hahaha

Porém, eu havia pensado em fazer um post resenhando o livro e em seguida colocando as diferenças dele para o filme. Não precisam dizer que "tem que adaptar para ir às telas" porque sei bem disso. Só acho quase impossível eu conseguir dizer tudo que mudou de uma obra pra outra sem fazer um post com umas dez páginas de texto.

Não sei qual foi a tentativa dos roteiristas ao levar esse livro para os cinemas. Só posso garantir que parecem duas histórias diferentes, embora o tema central permaneça. Retiraram personagens que são INDISPENSÁVEIS na trama, como Kohler, por exemplo. Trocaram nomes de outros personagens (o camerlengo Carlo Ventresca passou a se chamar Patrick McKenna, ou Leonardo Vetra que no filme chama Silvano Bentivoglio). Ou como outro exemplo de modificação, Leonardo no livro é pai de Vittoria, e no filme não possuem parentesco.

Sobre o livro, minha nota seria mil estrelas. Sobre o filme, de mil eu daria umas 500, mas isso porque os atores são excepcionais e os efeitos visuais são incríveis. Mas enfim, neste post estamos falando do livro, então voltemos a ele.

Conhecemos bastante sobre obras de artistas como Bernini, Rafael Santi, e ainda um pouco mais sobre Galileu. Lê-lo é como estarmos no Vaticano, ao lado de Robert e de Vittoria. É quase impossível parar.

Anjos e Demônios veio antes de Ponto de Impacto e depois de Fortaleza Digital.

Citações:

"Às vezes, para encontrar a verdade, é preciso remover montanhas." Pág. 57

"A ciência me diz que Deus tem de existir. Minha mente me diz que nunca vou compreender Deus. E meu coração diz que não fui feita para isso." Pág. 100

"Cada um de nós está hoje eletronicamente conectado ao globo inteiro e, entretanto, todos nos sentimos sós." Pág. 315

"Os milagres eram nada mais que histórias a que nos apegávamos porque desejávamos que fossem verdade." Pág. 410






Onde comprar:
Submarino 
Americanas
Saraiva









Dan Brown e Tom Hanks. Fonte: shm.au

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.