domingo, 23 de agosto de 2015

Livro: O SEGREDO DE JASPER JONES - Craig Silvey


Resenha Último Ato!
  • Título Original: Jasper Jones
  • Autor: Craig Silvey
  • Editora: Intrínseca
  • 288 Páginas
  • 1ª Edição – 2012
Sinopse: 
"Numa noite, quente de verão, no final de 1965, Charlie Butkin é acordado com batidas insistentes na janela de seu quarto. O Visitante é Jasper Jones, um pária na pequena cidadede Corrigan. Rebelde e solitário, Jasper encarna a imagem do perigo e do mistério para Charlie.
Portanto, quando Jasper implora sua ajuda, Charlie o acompanha furtivamente pela noite, apavorado mas desesperado para impressionar.
Jasper conduz Charlie até uma clareira secreta no mato, e é ali que o garoto testemunha a terrível descoberta de Jasper. Carregando o pesado fardo daquele segredo, Charlie precisa enfrentar uma cidade desconfiada, dominada pelo pavor.
No escaldante verão em que tudo acontece, ele discute com sua impetuosa mãe, apaixona-se nervosamente e luta para manter a integridade de seu fervoroso melhor amigo, Jeffrey Lu. E, na vã tentativa de reparar o que havia se quebrado, aprende a diferença entre mito e realidade, entende por que mentiras bem-intencionadas são como uma maldição e descobre que a verdade é algo difícil de se reconhecer, e ainda mais difícil de se manter no coração." 

Nesse segundo romance de Craig Silvey, ele nos entrega já de cara um mistério. Jasper Jones é o garoto dado na cidade como o problema, um delinquente, e engana-se quem pensar que isso é porque ele mata, rouba, ou sabe-se lá mais o quê. Jasper sofre esse preconceito porque sua mãe faleceu assim que ele era criança e seu pai virou um alcoólatra sem condições para nada. Jasper aprendeu desde pequeno a se virar sozinho, já que era sozinho que ficaria.
Charlie Butkin, ao contrário do que pareceria ser, devido ao título do livro, é ele o protagonista da história. É um garoto tímido que possui um único amigo (Jeffrey Lu) e ama ler – seu pai é professor de literatura, o que explica muita coisa.
Jeffrey Lu é vietnamita e pelo que o contexto do livro indica, ele e sua família vieram de seu país refugiando-se da guerra.
O livro se passa em 1965 e gira em torno do desaparecimento de Laura Wishart, filha do governador do Condado, e sua repercussão enorme com equipes de busca e a própria comunidade ajudando.
As revelações durante o livro vão construindo a vida de cada personagem aos poucos, te permitindo conhecer cada um mais à fundo. A solução do desaparecimento de Laura é algo sim um pouco perturbador – afinal quem ia desconfiar do que o cara fazia com a menina – e acabamos construindo uma paixão pelos personagens e os fatos.

Minha Opinião: Fazia um tempinho que não lia algo com uma escrita tão maravilhosamente agradável, que faz as páginas voarem sem eu reparar. Não enfrentei uma luta comigo pra descobrir se gostei ou não, dessa vez eu tive certeza bem rápido.
Se eu soubesse que Craig tinha esse jeito de escrever, teria corrido atrás desse livro antes.
Mas, vamos direto ao ponto. Sim, esse livro ainda está inclído nos que ganhei de aniversário, e sim, eu me apaixonei tanto por Jasper Jones quanto por Charles Butkin. Uso de toda minha sinceridade ao dizer que por muito tempo eu imaginei que ambos teriam um romance. É, esperei por isso o livro quase todo, e “dei com os burros n’água”.
(hahaha eu fiquei com raiva, mas continuando)
Craig nos apresenta o segredo de Jasper já no começo, e coloca uma interrogação na nossa testa: O que REALMENTE aconteceu com Laura Wishart?
Então, ele começa a dar uns pulos tão altos que chega a encostar nas nuvens. Digo isso porque quando nos apresenta a Jeffrey Lu, a história parece de outro livro. Mergulhamos mesmo em sua vida, na forma como ele conversa com o amigo Charlie, e como ama o críquete. Ah, e também como é descriminado na cidade onde vivem. Por um tempo eu me perguntei: ok, mas e Laura? Onde está Jasper?
Entendo que Craig deve ter feito isso para mostrar que não se prega muito em um personagem: já que apresentou vários, que conte sobre os vários. Mas algumas vezes eu pulei linhas pra ver se mais em baixo o nome “Laura” ou “Jasper” apareciam. – Claro que voltei e li as que pulei, licença. Hahaha
A capa é super linda e tem tudo a ver com a história. O pêssego nela representa no contexto do livro, “coragem, bravura”. A seleção de cores me deixou fascinada também, devo dizer.
O autor ainda nos apresenta à alguns assassinos de verdade, que existiram mesmo, o que me fez parar pra pesquisar sobre eles durante a leitura. Principalmente Eric Cooke e o caso de Jenny Likens. Eu não conhecia nenhuma das duas histórias, e foi interessante que elas tenham sido acrescentadas no livro.
O final do livro nos deixa com uma pulguinha atrás da orelha, apesar de não ser aquele que nos faz querer jogar o livro pro lado e gritar com o autor, de tão incrível.
É um livro suave, de leitura rápida. Eu gostei e indico.

Frases:
“Veja, a maioria das pessoas que você conhece conversará através de cinquenta camadas de tinta. Às vezes, você sabe que elas estão mentindo antes mesmo de começarem a falar. E parece que, quanto mais velhas, mais descaradas e desesperadas se tornam, e mentem sobre coisas que sequer se importam.” Págs. 43-44

“Concessão não necessariamente significa derrota” Pág. 100

“Para alguns, é mais fácil condenar outra pessoa do que ter força para consertar seus próprios erros.” Pág. 198

Nota: De 0 a 5 estrelas – 4




Onde Comprar:




Craig Silvey. Fonte: http://www.craigsilvey.com/o-segredo-de-jasper-jones-portuguese-translation

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.