domingo, 2 de agosto de 2015

Livro: O MENINO DOS FANTOCHES DE VARSÓVIA - Eva Weaver


Resenha Último Ato!
  • Nome Original: The Puppet Boy of Warsaw
  • Autora: Eva Weaver
  • Editora: Novo Conceito
  • 400 Páginas
  • 1ª Edição – 2014

Sinopse Completa: Ver no site da Editora

Breve sinopse: Eva Weaver nos apresenta Mika, um garoto judeu que vive em Varsóvia com seu avô e sua mãe. A história começa nos apresentando ao personagem principal, não o garoto ou sua família, mas ao casaco que seu avô encomenda, no ateliê do amigo alfaiate Nathan. Varsóvia é então tomada pelos nazistas em 1938, e todos são levados para os guetos, responsáveis por separar os judeus dos arianos. A guerra começa e o sofrimento também.

Para esconder seus pertences mais preciosos, como fotos, cartas e outras coisas que sequer Mika sabia o que eram, seu avô começa a criar bolsos escondidos no casaco, e depois bolsos nos bolsos, tantos que apenas uma longa revista demorada poderia começar a revelar todos os seus segredos. 
O avô de Mika morre no gueto por um soldado nazista, e seu último pedido é que o pequeno cuide de seu casaco, e o mantenha sempre com ele. Com isso, Mika entra no quarto que era sempre trancado e de passagem proibida em sua casa no gueto, e descobre que o avô confeccionava fantoches. É assim que ele toma para si aquela tarefa.
Seus primos e tios pedem abrigo naquela casa onde já haviam outras pessoas junto com Mika e sua mãe, e é mediante tanto sofrimento e luta que Mika e Ellie se arriscam pelas ruas do Gueto levando os fantoches ao orfanato e hospital de crianças, tentando carregar consigo um pouco de felicidade para eles.
É numa dessas aventuras pelas ruas sujas e sem vida que Mika conhece Max, um soldado nazista que o leva para apresentar espetáculos com os fantoches para os outros soldados fora do Gueto.
E temendo por sua vida, Mika faz tudo que pode para ajudar as pessoas do gueto a sobreviverem.

Minha opinião: Antes de começar a falar sobre o que achei do livro, eu parei em um canto e fiquei pensando – o que gostei e o que não gostei?
Geralmente eu acabo um livro com uma opinião pronta: ou gostei, ou não gostei, e os porquês saem naturalmente. Mas esse livro eu não consigo ser completamente... Certa. Se é que me entendem.
No começo, tudo me encantou. Capa super linda, sinopse instigante, e um tema que amo estudar sobre, a Segunda Grande Guerra. Até aí tudo bem, então o casaco foi introduzido e os demais personagens.
O sofrimento do gueto foi bem detalhado, o medo de Mika e seus companheiros também. A história no livro é incrível e a intenção foi maravilhosa de relatar a vida de um pequeno herói que lutava bravamente nos dias mais obscuros de sua vida.
Porém uns detalhes me deixaram intrigada. Às vezes a autora focava completamente em cada movimento feito durante um dia, e no parágrafo seguinte já se passaram dois anos. Semanas, dias, meses. Sem contar que o detalhe, às vezes, precisa ser usado com um pouco de cuidado, senão deixa o livro meio cansativo.
É um livro um pouco grande, 400 páginas, e eu fui com muita expectativa. Algumas vezes expressões foram repetidas – como por exemplo em uma descrição, a mesma palavra dita duas, três vezes – e eu me pegava parando a atenção para reconstruir o parágrafo na cabeça, sem aquela repetição – hahaha meu Deus, eu sou muito chata!
O final foi bem bonitinho, bem legal, mas eu não diria ser meu livro favorito. Por ser um tema que amo demais estudar, sou muito chata seletiva com como a história se desenrola. Porém Eva está de parabéns pela pesquisa que fez para o livro, quem quer conhecer como os judeus sofriam nos Guetos, ele é super recomendável.
Sua história é dividida em três partes.

Quotes:
“É incrível como o medo consegue arrancar-nos até a voz...” (Pág. 144)

“É estranho, mas o medo tem um sabor específico: é parecido com sangue, pungente, férreo e amargo. Agora, todas as coisas que eu comia tinham gosto de medo.” (Pág. 157)

“Se o inferno realmente fosse feito de fogo e sofrimento, nós estávamos no meio dele.” (Pág.220)

OBS: No livro, Eva menciona um documentário de 1955 francês chamado "Noite e Neblina". Esse documentário tem apenas 30min de duração, porém é um dos mais realistas e melhores em questão de detalhes sobre o que aconteceu nos campos de concentração de Varsóvia. Farei uma review dele em breve!

Nota: de 0 a 5 estrelas – 4





Onde comprar:




Campo de concentração nazista Auschwitz-Birkenau. Fonte: http://holocaustojudaico.blogspot.com.br/2009/07/o-cotidiano-dos-judeus-nos-campos-de.html

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.