domingo, 16 de agosto de 2015

Livro: AS DOZE TRIBOS DE HATTIE - Ayana Mathis


Resenha Último Ato!
  •  Nome Original: The Twelve Tribes of Hattie
  • Autora: Ayana Mathis
  • Editora: Intrínseca
  • 224 Páginas
  • 1ª Edição – 2014

 Sinopse:
"Doze anos depois de deixar a Geórgia fugindo da violenta política raial que assassinou seu pai, a jovem Hattie Shepherd, de dezessete anos, vive com o marido e um casal de gêmeos numa pequena casa alugada na Filadélfia. Doce, inteligente e otimista, Hattie acerditava firmemente que encontraria uma vida melhor na nova cidade, mas, quando seus bebês morrem de pneumonia, numa combinação dos efeitos do rigoroso inverno do Norte dos Estados unidos com a pobreza extrema, todos os seus sonhos são desfeitos.A memória dos gêmeos perdidos, os nove filhos que nascem após esse episódio e a neta que Hattie se vê obrigada a criar formam as doze vozes que contarão a história da família ao longo dos anos. Numa série de narrativas interligadas. Ayana Mathis mostra a luta de cada um dos descendentes de Hattie pelo amor e pela sobrevivência através do século XX."


Breve Sinopse: Hattie Shepherd é uma menina de quinze anos de idade que no ano de 1923 vai com sua família procurar uma vida melhor na Filadélfia. Logo de cara já se assusta com as diversas diferenças entre esse “novo mundo” e onde morava anteriormente, a Geórgia. Na Filadélfia os negros andam na mesma calçada que os brancos e são mais respeitados (embora ainda haja muito preconceito) que no seu local de origem.
Hattie casa-se com August, e aos dezessete anos dá à luz a um casal de gêmeos, aos quais ela vê sucumbir com uma doença, em seus braços. Um pouco de dinheiro os teria salvo, porém seu marido só lhe dá desgosto e gasta com coisas fúteis ao invés de ajudar. Hattie após a morte dos gêmeos dá a luz a mais nove crianças, e é por meio de cada filho, em épocas diferentes, que sua história vem sendo contada.
O livro aborda diversos temas que vemos presente no mundo desde sempre. Raça e gênero, loucura, sexualidade, religião... Cada filho de Hattie tem suas peculiaridades e problemas, e todos de certa forma tem uma imagem dela como uma pessoa fechada, sem ternura nenhuma, e alguns até chegam a questionar se ela realmente os amou.

Minha opinião: É basicamente uma confusão de ideias que estou experimentando de novo. Não sei o que dizer ao certo.
Quando comecei a ler o livro, gostei do estilo, da história. Senti o coração apertado na luta de Hattie para salvar os gêmeos, e no segundo capítulo me apaixonei pela história de seu primeiro filho, o músico Floyd.
Porém a partir daí, comecei a dispersar um pouco, talvez porque a história para mim começava e parava. Assim: cada capítulo é uma narrativa sobre um dos filhos de Hattie, tudo bem. Em anos diferentes, tempos diferentes, idades diferentes. Todas estão claramente interligadas narrando a vida da família, e o conceito e intenção do livro foram REALMENTE bons. A escrita é maravilhosa, embora houvessem alguns erros de revisão que sério, me faziam parar a leitura – lembram que sou muito chata com isso, não é? – e eu fui ficando meio perdida aos poucos. Quando eu começava a me familiarizar, a acolher o personagem para mim, o capítulo acabava, aquela época acabava, começava outro, já era outro momento. O anterior era raramente citado de novo, claro, a personagem que tem sua vida narrada é Hattie, mas, faltou algo pra mim.
A vida da família é realmente algo que podemos encontrar nos olhos de cada um. O livro fala sobre a vida real, assim como é, sem tirar nem por. Dificuldades financeiras ou de relacionamento estão logo ai na nossa frente. O livro é super pequeno, 224 páginas ao todo, e dá pra ler bem rápido – se não enrolar como eu fiz – e tenho certeza que mais pessoas irão amá-lo.
Quem é mãe deve entender melhor os sentimentos e ações de Hattie durante sua vida. Apesar de não ter amado loucamente o livro como achei que iria, eu o recomendo.

Nota: De 0 a 5 estrelas – 3,8




Onde Comprar:


Ayana Mathis e Oprah Winfrey. Fonte: www.intrínseca.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.