quarta-feira, 22 de julho de 2015

Filme: A MARCA DA FORCA - Ted Post

Por Rodrigo Soares

Olá caros leitores do blog e amantes do cinema.

Não sei exatamente se já se deram conta, mas dentro da história cinematográfica os filmes de faroeste sempre ganham um grande destaque. É comum vermos em cenas de filmes alguém assistindo algum filme de faroeste em uma televisão bem antiga, na maioria das vezes em preto e branco, bem como outros elementos que ainda são remanescentes na atualidade.

Diante disto sempre tive a curiosidade de assistir algum filme de faroeste, no entanto, não as versões atuais e sim as clássicas, mas diante da infinidade de filmes eu nunca me lembrava. Eis que surge então na programação da TV, A Marca Da Forca, este clássico de 1968 que resolvi trazer para vocês hoje, que rendeu, na época, 17 milhões de dólares.



Título: A Marca da Forca
Título Original: Hang'em High
Diretor: Ted Post
Produtor: Leonard Freeman
Distribuidor: United Artistic
Atores Principais: Clint Eastwood, Ed Beagley, Pat Hingle
Gênero: Faroeste, Ação, Drama
Duração: 114min
Lançamento: 1968
Idioma: Inglês


Sinopse

Jed Cooper é um cidadão pacato e honesto que se vê surpreendido sob a acusação de assassinato e roubo de algumas cabeças de gado que ele havia acabado de comprar, no entanto, o que ele não sabia era que as estava comprando do verdadeiro assassino. Sem que fosse levado a um julgamento legal, Jed é condenado sumariamente pelo Capitão Wilson (Ed Begley) e outros 8 vigilantes, com exceção ao velho Jenkins (Bob Steele) que era contra este julgamento informal e clamou por uma chance a Jed, que ainda sim acaba sendo condenado a forca e deixado para morrer ali mesmo, o que só não acontece porque Marshal Dave Bliss (Ben Johnson) passava pelo local e o encontrou, levando-o ao juiz Fenton (Pat Hingle). Agora, inocentado e xerife na nova cidade, Cooper deseja vingança contra aqueles que o condenaram e fará o possível para encontrá-los, um a um.

O VEREDITO

Inger Stevens; Clint Eastwood; Pat Hingle; Ed Beagley e Arlene Golonka;


A Marca da Forca marca a estreia de Clint Eastwood como ator principal em um western e a título de curiosidade, Clint havia recebido convites para estrelar outros filmes no mesmo ano, porém optou por este pois teria maior participação na produção do filme, servindo-lhe de aprendizado, uma vez que pretendia, futuramente, dirigir seus próprios filmes com a Malpaso, produtora criada por ele.

Posso dizer com toda clareza que Clint nasceu para os filmes western e isso fica claro quando se olha para Jed Cooper, papel interpretado pelo ator no filme. Clint tem todas as características e trejeitos de um homem do velho oeste e tudo isto combinado com sua atuação tornam o Cooper muito convincente. Clint sabe ser detalhista em seu personagem e passar ao público os sentimentos que o movem, ficando claro em Cooper um homem com grande senso de justiça, sabendo distinguir com clareza o certo do errado, mas que alimenta um forte e imparável desejo de vingança.

Pat Hingle nos traz um juiz Fenton implacável em suas decisões, já que é ele o responsável por julgar quem é ou não culpado em sua cidade, sendo este na minha opinião um outro ponto positivo do filme. No meio da trama, dissociado a busca pela vingança, Cooper captura novos bandidos e os leva até Fenton, que neste momento proporciona em nós, por meio de uma condenação injusta, certa revolta, revolta esta despertada também no próprio Cooper. No entanto, nas cenas subsequentes, Pat nos faz perceber as razões de Fenton por tais atos e por todo o circo promovido para os enforcamentos e esta revolta é cessada. Pat não é tão convincente quanto como Clint, mas consegue passar bem quem é o juiz Fenton.

Jed Cooper (Clint Esatwood) à esquerda e o juiz Fenton (Pat Hingle), à direita.

Se por um lado, as interpretações de Clint e Pat entram como pontos positivos na história, destaco alguns que prejudicam A Marca da Forca.

A história como um todo é demasiadamente arrastada, de modo que não nos prende do inicio ao fim do filme, se tornando por vezes cansativa. A cena anteriormente citada, desde a prisão dos bandidos por Cooper até o julgamento por parte de Fenton é longa e um tanto improdutiva e poderia ter sido encurtada, bem como o festival organizado para o enforcamento coletivo nas cenas seguintes, que também me pareceu desnecessariamente muito longo.

Como principais presenças femininas, temos Arlene Golonka, que interpreta a prostituta Jennifer e Inger Stevens, como Rachel Warren, com quem Cooper inicia um relacionamento amoroso ao final da trama, sendo este, na minha opinião, outro ponto fraco da história. Rachel, assim como Cooper, tem grande senso de justiça e também alimenta, apesar da aparência angelical, há anos um desejo de vingança por alguns homens, o que a aproximou de Cooper, mas foi uma relação que realmente não me convenceu. Realmente não vi química alguma entre o casal (ou talvez eu seja muito amargo, rsrs) e por fim, a cicatriz que calava tão profundamente Rachel foi esquecida quase que instantaneamente, tornando questionável se toda aquela sede de vingança realmente existia na personagem.

Jennifer (Arlene Golonka) à esquerda e Rachel (Inger Stevens), à direita.

Para finalizar, eu esperava um filme de bang bang com mais ação, perseguições a cavalos, tiroteios e aquelas divertidas pancadarias nos Saloons e isso me frustrou muito ao ver A Marca da Forca, mas isso é algo que eu já deveria imaginar ao ver a sinopse do filme, que já trazia uma história completamente diferente e claramente mais lenta. Apesar disto e de alguns erros (perdoáveis, uma vez que era a primeira experiência de Clint como produtor, o filme é mediano e em uma escala de 0 a 5 estrelas, eu o qualificaria com 3 estrelas e sim, o recomendaria, mas alerto que não é um filme empolgante e nem te trará grandes surpresas. Ele simplesmente entrega o que promete.

Deixo a palavra com vocês a partir deste momento cinéfilos de plantão. Vocês já assistiram A Marca da Forca? O que acharam? Alguém quer pedir a resenha sobre algum filme ou recomendar outro bom filme western? Deixem suas opiniões aqui embaixo que leremos todas!! Espero que tenham gostado da nossa postagem de hoje e nos aguardem, pois quarta-feira que vem tem mais filme para vocês!!


0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.