quarta-feira, 14 de março de 2018

Livro: VIDAS MUITO BOAS - J. K. Rowling

Olá pessoas, tudo bom com vocês? Espero que sim. Hoje eu trago um texto incrível de uma pessoa que inspirou e continua inspirando muitas outras. Bora lá conhecer?

Resenha Último Ato!
  • Título Original: Very Good Lives
  • Autora: J. K. Rowling
  • Editora: Rocco
  • 336 Páginas
  • 1ª Edição – 2017
Sinopse:
Quando foi convidada a fazer o discurso de paraninfa na Universidade Harvard, J.K. Rowling escolheu falar à turma de formandos sobre dois temas que lhe são muito caros: os benefícios do fracasso e a importância da imaginação. Ter coragem de fracassar, disse ela, é tão fundamental para uma vida boa quanto qualquer medida convencional de sucesso; imaginar a si mesmo no lugar de outro - em particular alguém menos afortunado - é uma virtude exclusivamente humana a ser alimentada a todo custo.
Desde então, as histórias contadas por Rowling e as perguntas provocadoras que ela fez aos jovens formandos inspiraram incontáveis pessoas a pensar no que significa ter uma "vida boa". Com temas como o fracasso, as dificuldades, a imaginação e a inspiração, este livro ainda é tão relevante  hoje como foram suas palavras nove anos atrás. Quando nos atrevemos a assumir um risco, e talvez fracassar, e tiramos proveito do poder de nossa imaginação, podemos todos começar a viver com menos cautela e, assim, tornamo-nos mais receptivos às oportunidades que a vida tem a nos oferecer.
Vidas Muito Boas traz à tona perguntas que deveríamos estar nos fazendo há muito tempo. É um jogo de questionar o que temos e avaliar o que deixamos de ter.

J.K. fala sobre como nós somos importantes para toda e qualquer mudança: não podemos sozinhos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de muitas pessoas sim. Ter empatia pelo outro principalmente. Não devemos apenas nos colocar no lugar dos ricos e afortunados, mas também devemos pensar no outro lado da história. 

Nós tocamos/mudamos a vida de todos que estão com a gente, assim como eles mudam a nossa. Medos, fracassos, a imaginação, nossas escolhas, devem ser coisas que não nos limita, mas nos inspira a fazer e ser melhor a cada dia. Sim, é fácil falar, mas não custa nada tentar.


Imagem: Goodreads.
O livro é o discurso completinho, sem nada faltando, e fala principalmente sobre os benefícios do fracasso e da imaginação. Vou deixar o discurso em vídeo e legendado completo no final do post para quem quiser assistir. 

J.K. conta que foi no fracasso, nos piores momentos de sua vida que tirou suas forças para continuar seguindo em frente. Fazendo o que gosta, criando, lutando por aquilo que queria e acreditava. Esse foi todo o incentivo que ela teve.
"Talvez vocês jamais fracassem na escala que fracassei, mas é inevitável ter algum fracasso na vida. É impossível viver sem fracassar em alguma coisa, a não ser que vocês vivam com tanto cuidado que acabem não vivendo de verdade - e neste caso, vocês fracassaram por omissão."
O que somos agora pode não ser nada comparado ao que vamos ser com o dobro de nossa idade atual. O futuro é construído como que somos e fazemos hoje, e com nossas relações com os outros também.

Imagem: Instagram @annymourac
Vidas Muito Boas é um livro para se ler de uma vez só. Eu o li em pouco mais de dezoito minutos, bem rapidinho mesmo. A edição está linda, ele é bem pequenininho, cheio de ilustrações lindas também. Aliás, a edição dele toda é um luxo, devo dizer: tem capa dura e uma jacket, e a capa dele é toda em branco com detalhes em vermelho.

O livro foi originalmente lançado em 2015, mas no Brasil saiu pela Rocco apenas em 2017. Como já falei antes: sua história vem bem antes disso, por ser o discurso de paraninfa de J.K. em 2008. Vale super a pena ler, é lindo demais! É daqueles tapas para acordar que a gente precisa às vezes.

Deixarei abaixo o discurso completo e legendado para vocês. Espero que gostem, e vejo vocês na próxima! Boa leitura!


Se você ainda não seguiu o blog ou curtiu nossa página no facebook, é só ir nesse menuzinho ai ao lado do post e inscrever-se. É gratuito e me ajuda bastante! <3


11 comentários:

  1. Uoau, fantástica reflexão. Inspirador, sempre há coisas na nossa vida em que não saem do jeito que queremos ou planejamos, cabe a nós tirar disso o aprendizado, para que possamos superar e assim ficarmos mais fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é maravilhoso ouvir isso de uma mulher tão inspiradora quanto JK é. Esse discurso é lindo!

      Excluir
  2. Ja quero ler neh, ja que é da mesma autora de Harry Potter, até porque você arrasou na resenha. E é bem verdade o fracasso é a escada para o sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei essa resenha, e o livro em si é muito bonito! Já quero pra minha coleção !

    ResponderExcluir
  4. Uau! Realmente estou aqui de boca aberta, tanto o discurso como sua resenha sobre o livro foram excelentes. Venho a calhar no momento de fracasso por qual estou passando, era como se ela estivesse descrevendo minha história. Apesar de nova já passei muita coisa na minha vida, me descobri uma mulher madura dentro de mim que hoje vê alem de conquistas matérias. Nossa eu simplesmente ameiiii essa resenha. Eu quero esse vídeo, se me permitir espalhar o link da sua resenha usando créditos do seu blog . Faria com tamanho prazer!😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Tati, que comentário mais lindo! Claro que pode, sinta-se à vontade. Fico tão feliz que a resenha tenha lhe feito bem, assim como esse livrinho e discurso da JK me fizeram sentir. <3

      Excluir
    2. Fico imensamente feliz de poder compartilha-lo. Pois gostaria de incentivar as pessoas a acreditarem em seus fracassos que nem sempre é o fim , podemos tirar ensinamentos maravilhosos desses momentos. assim como descreveu em sua resenha. me siga no Instagram que irei te marcar. Meu jeito Tati De Ser. Beijos, Obrigada. <3

      Excluir
  5. Fiquei com vante de ler!

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.