quarta-feira, 7 de março de 2018

Livro: EXORCISMO - Thomas B. Allen

Olha só se não temos aqui um dos livros que está na minha meta de leitura 2018!

Resenha Último Ato!
  • Título original: Possessed
  • Autor: Thomas B. Allen
  • Editora: Darkside Books
  • 272 páginas
  • 1ª Edição – 2016
Sinopse:
Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos. Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern.
Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a luta diária entre o bem e o mal”. Exorcismo é um livro exclusivo da DarkSide Books, que vem em capa dura e o padrão de qualidade quase psicopata da editora. Ele ainda vem com uma surpresa para os leitores mais audaciosos: uma reprodução da tábua Ouija que pode ser jogada usando o marcador de página.
Exorcismo conta a história do exorcismo real que aconteceu em Saint Louis, onde os padres William S. Bowdern e Walter Halloran, expectadores do filme "O Exorcista" (adaptado do livro de mesmo nome de William Peter Blatty) estiveram à frente. 

Thomas nos apresenta a Robert (Robbie), um menino de 14 anos que ganha de presente um tabuleiro Ouija da tia Harriet, a qual passava maior parte do seu tempo tentando se comunicar com os espíritos. Ela o ensina a mexer no tabuleiro, e depois de ela ir embora para sua casa em Saint Louis, Robbie começou a brincar sozinho com o tabuleiro. 

Após a morte de Harriet, Robbie começa a ser alvo de manifestações nada comuns. Com o tempo elas vão ficando piores: arranhões aparecem do nada na pele, o colchão do garoto fica chacoalhando à noite, e os móveis começam a se mover perto do menino sem que ninguém toque neles. Robbie vai tendo episódios cada vez mais fortes e violentos.

Folha de guarda do livro. Imagem: Instagram @annymourac
Os pais de Robbie resolvem então se mudar, acreditando que o que quer que estivesse perturbando o filho, fosse algo na casa e não no garoto. Porém a perturbação foi embora junto com eles. Eles vão depois para a cidade da tia Harriet, ainda imaginando que era ela quem tentava se comunicar com Robbie e que tivesse alguma coisa sem resolver no mundo dos vivos, tentando dizer o que era por meio das manifestações.

É lá que os padres Bowdern e Bishop conhecem Robbie e começam o exorcismo do garoto. Parece, na verdade, que quanto mais eles avançam nas orações, mais o demônio em Robbie vai ganhando força. O padre Bishop manteve um diário detalhado sobre as aparições dos arranhões no corpo, os episódios de violência e quais foram os procedimentos que eles seguiram nas noites de orações.

Além do diário, Thomas fez entrevistas com alguns envolvidos - e conhecidos dos envolvidos - além de mais pesquisas sobre o assunto. A Igreja Católica Romana possui mais documentos sobre o caso, que são tratados como confidenciais. A Igreja ordenou ainda que o padre Bowdern não falasse nada sobre o acontecido.

O diário de Bishop está anexado ao livro, e podemos ler seus relatos por completo. É bom deixar claro que Thomas manteve sigilo sobre o nome original do menino que foi exorcizado, tanto quanto dos demais integrantes de sua família e os endereços.

Imagem: Darkside Books
Durante a leitura eu me senti dentro de um documentário. Não há em momento algum um ponto de vista, uma opinião que favorecesse algum lado da história (religião ou ciência) ou algo do tipo. Thomas apresenta os fatos do que aconteceu, e não apenas joga o livro no nosso colo para que a gente se vire e entenda de onde surgiu quem, ele nos conta a história de cada envolvido, explica como funciona a religião abordada, em uma perfeita combinação de introdução, desenvolvimento, encerramento, conclusão.

Thomas nos conta como aquilo é visto pela religião e no final ainda dá supostos diagnósticos do que realmente poderia ter acontecido pelo olhar da ciência. Eu não senti medo nem nada do tipo enquanto lia o livro, na verdade eu achei uma leitura tranquila e (SIM) divertida. Talvez essa descrença de que o que eu li possa realmente ter acontecido me fez aproveitar ainda mais o livro. 

A edição da Darkside mais uma vez está maravilhosa. Capa preta com risquinhos brancos que simulam os arranhões, a cruz tem um relevo bacana, e como puderam ver no gif acima, temos um tabuleiro Ouija na folha de guarda com uma planchette que pode ser usada como marcador de página. A fita de cetim é dourada.

Imagem: @annymourac
Na meta de leitura 2018 (clique aqui para acessar) eu havia dito que nem tinha lido o livro ainda e já amava ele. Agora que eu li, posso dizer que amo ele ainda mais (hahaha)

Thomas tem uma narrativa que flui muito bem e faz as horas voarem. Teve um momento que eu fiquei bem irritada com o tal demônio porque ele é tão insistente que me incomodou. HAHA desculpe, é a verdade. 

Quem tem ou não medo de O Exorcista - tanto o filme, quanto o livro, quanto a série incrível da Fox - vai sentir uns calafrios com esse livro aqui também. Recomendo muitíssimo para quem gosta desse tipo de leitura e para quem gosta de terror.

E a dica de livro de hoje vai ficando por aqui. Espero que tenham gostado! Até a próxima e tenham uma excelente leitura!

Se você não segue o blog ainda, ou não curtiu a nossa página no facebook, só acessar no menuzinho ao lado! Faça parte, seu feedback é importantíssimo para nós <3

12 comentários:

  1. Bem, não é meu tema de livro preferido, mas é bom ler coisas diferentes, talvez eu goste, apesar de que sem dúvidas terei medo.
    O mais intrigante é saber que é um relato real, fala sério Anny,nem um calafriozinho? Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho medo dessas coisas haha eu tenho medo do que pode realmente existir. Por exemplo, uma briga de rua, um homem mal intencionado. Disso eu tenho medo!

      Excluir
  2. Já vi o filme, mas ainda não o livro, sou apaixonada por livros de terror, esse já está na minha lista! A Dark Side sempre arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a história que originou a história do filme, então acho que você vai gostar! Caso leia, me conte como foi depois!

      Excluir
  3. Não é um nome na minha lista de desejos, mas achei bem interessante, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Gente confesso que curto bastante essas leituras, geram certa curiosidade na gente neh!! Um assunto oculto!!!kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A cada momento que passa no livro, a história acende ainda mais nossa curiosidade. Isso é ótimo haha

      Excluir
  5. Interessante, como a Aquela Quase 30 disse, não é minha praia. Mas é sempre bom conhecer ares novos... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu este ano estou mergulhando por muitos estilos que não costumo ler... E está sendo uma ótima experiência!

      Excluir
  6. Para os que curtem um terror assim como eu, é uma boa pedida, hein? Principalmente os que acompanham a serie do Exorcismo, não é mesmo? Cof cof kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha esse livro é a história que originou a história do Exorcista, que por sinal, renova ai pra gente a série, Fox! (HAHA não podemos perder a oportunidade)

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.