domingo, 5 de fevereiro de 2017

Filme: ELE ESTÁ DE VOLTA - David Wnendt

O que aconteceria se o verdadeiro Hitler aparecesse na Alemanha atual?






Título: Ele Está de Volta
Título original: Er ist wieder da
Ano: 2015
Direção: David Wnendt
Gênero: Comédia
Duração: 116min
País: Alemanha







"Como assim um filme falando sobre Hitler na atualidade é classificado como comédia?" Calma, para tudo há uma explicação.

Ele Está de Volta é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Timur Vernes e lançado em 2012. O filme é uma sátira bem crítica à politica e aos pensamentos de hoje em dia em relação as mais diversas questões sociais.


Sinopse por adorocinema.com:
Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler (Oliver Masucci) acorda em um terreno baldio em Berlin, no ano de 2014, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas, um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.

É outubro de 2014 e Hitler acorda no lugar em que deveria estar o Bunker da época da Guerra. Em 1945 ele estava ali, no mesmo lugar, e agora simplesmente apareceu de novo em meio à fumaça. Primeiro que já estranha tudo ao redor: mas onde estão todos os aviões que estavam dominando Berlin? E o barulho das explosões? E toda a sombra da guerra?

Além do mais, o que é aquele pequeno aparelho na mão das pessoas? E esses carros tão diferentes? Hitler começa a desvendar aos poucos a grande confusão que se fez em sua cabeça: ele na verdade está em 2014 e tudo é diferente. Os territórios que Alemanha havia anexado na guerra não eram mais dela. O governo estava em poder de uma mulher.

Hitler acordando em 2014.

A trama vai se desenrolando e Fabian Sawatzki (Fabian Busch) um jornalista prestes a perder seu emprego, conhece o führer. Acredita que é um comediante super engajado no papel (o que aliás todos pensam a mesma coisa e costumam cair na risada quando Hitler diz ser ele mesmo), e começa a fazer filmagens acompanhando Adolf por todos os lugares. O filme ganha câmeras escondidas para ir demonstrando as reações de quem topa na rua com os dois.

Podemos ver o dia a dia de Hitler (Oliver Masucci) e o que as pessoas que topam com ele sentem/vêem/acham. Desde repúdio (pessoas fazendo sinais obcenos), indiferença, há quem acena feliz da vida. Para ter uma ideia do tamanho da crítica que o filme faz (e que falarei alguns pontos mais à frente), há pessoas que pedem fotos e posam felizes da vida ao lado de Oliver (eu fico imaginando as legendas que colocaram nas fotos ao postá-las).

Masucci em seu personagem no filme, ainda ouve de algumas pessoas que a Alemanha precisa de uma nova experiência nacionalista, devido a costumes perdidos. Sem contar as referências sobre os imigrantes, holocausto e demais críticas socioculturais e políticas.

Hitler acaba aos poucos adquirindo o mesmo reconhecimento que teve na época em que havia sido eleito pela democracia (sim), aquele reconhecimento que podemos ver em "O Triunfo da Vontade" (que há referência a esse filme também em Ele Está de Volta), com aquele seu sempre bem estruturado discurso.


O filme faz crítica às mídias como TV, YouTube e outras em geral que estão muito na moda e no gosto do povo. Critica a falta de conhecimento que temos vendo hoje sobre política, onde as pessoas procuram saber menos e se preocupam menos com o que acontece no dia a dia.

A sociedade vem tendo bastante - e precisamos comentar sobre isso - uma vontade incontrolável de se expor. Em qualquer lugar podemos ver isso. Há quem faz de tudo para receber reconhecimento, seja lá o que for. Nas ruas, na internet, na televisão, enfim.

Outros questionamentos levantados no filme é a questão da intolerância (estamos mais intolerantes com os outros), a questão da imigração e a opinião das pessoas sobre isso (opinião essa às vezes bem violenta), e nos faz perguntar: o que aconteceu com a democracia? Hoje em dia, - ainda bem, devemos ressaltar - não é possível que aconteça o mesmo que no filme: onde Hitler simplesmente "brota" aqui no século XXI, mas será que não estamos tampando os olhos para os possíveis Hitler's da atualidade? 

Questionamos o suficiente? Investigamos o suficiente? Democracia é o governo do povo, e o povo precisa ter voz para que seja efetivo. Como isso acontece hoje?



Claro que eu iria tirar um espaço para falar da atuação de Oliver. Em um momento do filme, diversas cenas de filmes famosos que mostram Hitler aparecem, incluindo The Great Dictator de Chaplin (1940) e A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004) - tendo uma cena deste último sendo representado em dado momento de Ele Está de Volta. O Hynkel de Chaplin é uma representação sensacional - e acabei de assistir uma entrevista de Oliver onde ele diz ter assistido esse longa.

Porém, a atuação de Oliver é fora do comum. Quando assisti esse filme tive as mais diversas sensações. Há um humor negro que faz a gente parar e pensar o motivo de ainda estarmos assistindo, e ao mesmo tempo, há alívios cômicos tranquilos e críticas tão fortes que me fazem pensar o motivo de não ter assistido antes. Oliver me deixou impressionada por vários motivos, a aparência física ficou muitíssimo parecida com a de Hitler, a voz, os tons de voz, o modo de andar, nossa, tudo. (Cheguei a brincar com um amigo que se Oliver fosse baixo, como Hitler era, eu teria minhas dúvidas). 

O filme está disponível na Netflix, e eu recomendo se não viu, assista, e se já viu faça como eu: assista novamente. Ainda há muito a que se pensar e a que questionar, e ele dá um empurrãozinho com seu estilo meio filme, depois documentário, depois filme dentro do filme.

Sobre o livro de Timur Vernes, vou lê-lo ainda, e assim que terminar farei uma resenha em comparação com o filme. 

A entrevista mencionada estará logo abaixo com áudio em inglês. Não achei nenhuma com legenda, infelizmente.


E então, você já conhecia Ele Está de Volta? O que achou? Comente! Nos vemos no próximo!


4 comentários:

  1. Eu já conhecia o filme, e realmente é muito bom, a semelhança do Masucci com Hitler é mesmo incrível, vale a pena ver de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Masucci fez um maravilhoso trabalho! Vale a pena mesmo, esse filme é incrível.
      Obrigada pelo comentário, Danilo!

      Excluir
  2. Já tive oportunidade de ve-lo e gostei muito, é um filme bastante critico. Obrigado pela resenha maravilhosa! Esse filme abrange questões importantissimas que devem ser debatidas, com o avanço da extrema direita e os frequêntes discursos de ódios de ultimamente, beiramos o fascismo e muitos não percebem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pelo comentário, Tony! Hahaha fico feliz demais que tenha gostado. O filme é realmente crítico a todo momento, e o bom é que ele nos faz pensar e questionar sobre nossa conduta no dia a dia.

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.