sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Livro: AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES - Arthur Conan Doyle



Resenha Último Ato!
  • Título Original: The Adventures of Sherlock Holmes
  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Editora: Martin Claret
  • 288 Páginas
  • 2ª Edição - 2009
Sinopse:
“As Aventuras de Sherlock Holmes, obra publicada em 1892, é uma série de doze contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo dr. Watson, deslinda os mais intrincados e, por vezes, assustadores, mistérios.
De inteligência fria e precisa, porém admiravelmente equilibrada, Sherlock Holmes é, certamente, a máquina de observar e raciocinar mais perfeita que o mundo já conheceu. Pode-se afirmar qualquer coisa sobre seus casos, menos que são triviais.
Nunca houve um leitor sagaz o suficiente para desvendar um caso de Sherlock Holmes. Que tal encarar esse desafio? Com Um Escândalo na Boêmia, Um Caso de Identidade, A Liga dos Cabeças Vermelhas, O Mistério do Vale Boscombe, As Cinco Sementes de Laranja, O Homem do Lábio Torcido, O Carbúnculo Azul, A Faixa Malhada, O Polegar do Engenheiro, O Solteirão Nobre, A Coroa de Berilos e As Faias Cor de Cobre, você tem doze chances.”

Esse livro é particularmente um de meus favoritos de Conan Doyle. Nele nós não temos não só um caso para tentar resolver e tentarmos ser mais espertos que Sherlock Holmes – temos doze. Isso mesmo, doze casos contados um por capítulo, começando com narrativas que te deixa inteiramente por dentro do assunto, e finalizando cada um com uma conclusão deveras surpreendente.
Então não adianta eu tentar fazer uma só resenha do livro todo. Seguindo a ordem dos contos, vou contar como é cada caso, sem revelar seu final, claro.

1 – Um Escândalo na Boêmia: Aqui temos uma maravilhosa aparição da única mulher que conseguiu mexer com os sentimentos de Sherlock Holmes, a maravilhosa Irene Adler. Doutor Watson está há bastante tempo sem visitar o amigo Holmes devido a seu casamento com Mary. Quando vai ver o amigo, fica ciente do caso em que o rei hereditário da boêmia está para se casar, mas uma mulher tem em seu domínio uma foto comprometedora dos dois juntos, e essa mulher é Irene. Cabe a Sherlock descobrir onde está a foto para recuperá-la.
2 – Um Caso de Identidade: A senhorita Mary Shutherland sai escondida de casa, fugindo dos olhares do padrasto, para pedir que Holmes resolva um mistério que a segue. Ela conheceu um rapaz encantador de qual ficou noiva e marcou casamento. Seu padrasto não queria que nem ela e nem sua mãe saíssem de casa, então ela e seu noivo planejaram se casar às escondidas. No dia do casamento, ela viu o noivo entrar na carruagem atrás dela, porém ele não apareceu no local do matrimônio: misteriosamente desapareceu do mapa. Sherlock precisa analisar os fatos para descobrir o que aconteceu à Hosmer Angel, o noivo da moça.
3 – A Liga dos Cabeças Vermelhas: O senhor Jabez Wilson procura Sherlock para pedir ajuda no mistério de uma organização estranha que desapareceu na mesma facilidade que surgiu: a liga dos cabeças vermelhas. Era uma organização à qual somente se empregavam ruivos naturais, e pelo que se sabia, era quase impossível entrar nela. Jabez com ajuda de um rapaz que trabalha em sua loja entra na Liga, e seu serviço é unicamente de copiar a enciclopédia britânica, quatro horas por dia. Porém um dia quando ia para o trabalho, não havia mais nada no local, nem sequer um sinal de que a liga havia passado por ali.
4 – O Mistério do Vale Boscombe: Charles McCarthy é encontrado morto no bosque depois de ser visto brigando com seu filho, James McCarthy, que parecia seguí-lo com uma espingarda na mão, segundo testemunhas. De acordo com as evidências, tudo aponta para que o filho houvesse lhe dado uma coronhada na cabeça. Sherlock Holmes entra nesse caso confuso para averiguar as evidências – será James inocente?
5 – As Cinco Sementes de Laranja: Dois assassinatos acontecem na mesma família, seguidos por cartas misteriosas que poderiam ser suas previsões. A polícia local não admite que as cartas sejam evidências, já que as mortes eram claramente acidentais na visão dos investigadores. É claro o envolvimento da Ku Klux Klan pelos “K.K.K” nos bilhetes, unidos às cinco sementes de laranja no envelope. Será que toda a família será exterminada até que o mistério se resolva?
6 – O Homem do Lábio Torcido: Kate Whitney, amiga de Mary, pede ajuda no meio da noite para que tirassem o marido viciado em ópio do fumadouro, ao qual tinha ido há dois dias e ainda não havia retornado. Watson em ajuda à amiga de sua esposa atende o pedido, e lá, para sua surpresa encontra Sherlock Holmes disfarçado, em meio a um caso. Holmes o convida para saber o que acontecia em seu novo caso, onde o marido de sua cliente desapareceu após ser visto naquele mesmo local. O único suspeito do desaparecimento é um mendigo do fumadouro, conhecido por suas feições horríveis e cicatrizes no rosto. O que será que pode ter acontecido a Neville Saint-Clair?
7 – O Carbúnculo Azul: Sherlock Holmes recebe um ganso e um chapéu côco de feltro abandonado por um tal Henry Baker enquanto sofria um assalto. O caso fica mais estranho quando no papo do ganso é encontrada uma pedra preciosa sumida há um tempo num outro roubo. Cabia a ele descobrir o que havia por trás de tudo aquilo.
8 – A Faixa Malhada: Helen Stoner mora com o padrasto Roylott, mesmo após a morte da mãe. Sua irmã gêmea faleceu há dois anos, e antes queixava-se se ouvir estranhos assobios durante a madrugada, aos quais Helen não ouvia. Quando Helen ficou noiva e planejava se casar, a ala não habitada de sua casa entrou em reformas para que ela morasse naquele local, e ela passou a dormir no quarto da falecida irmã. Considerando a forma que ela faleceu, Helen também escutou o assobio medonho que tanto havia assustado sua irmã e não hesitou em procurar ajuda de Sherlock.
9 – O Polegar do Engenheiro: No meio da noite doutor Watson é chamado para cuidar de um paciente estranho. Esse paciente tem quase tudo: uma história a ser contada, uma gargalhada pronta, porém apenas uma coisa lhe faltava... Seu dedo polegar. Watson leva o paciente até Sherlock para que o amigo consiga explicar o que realmente aconteceu com o rapaz.
10 – O Solteirão Nobre: O casamento do Lorde Saint-Simon está em todos os jornais levantando diferentes opiniões sobre o acontecido. Ele havia se casado com uma das mulheres mais ricas de que se tem notícia, e ela minutos após o casamento, além de ter se tornado uma pessoa fechada e desanimada, sumiu antes de receber os convidados na festa. O que teria acontecido? Testemunhas acusam tê-la visto com uma outra senhorita, a qual o Lorde havia tido um romance anterior. Será que fugiu? Que foi sequestrada?
11 – A Coroa de Berilos: Uma coroa de importância enorme em todo o país foi confiada a um banco, e uma quantia em dinheiro foi dada como garantia de que seria buscada alguns dias depois. O banqueiro, receoso de que a coroa desaparecesse, a levou para guardar em sua casa. Porém algo acontece enquanto dormia, e assim que foi até o aposento onde ela estava escondida, pega seu filho com as mãos na coroa. Holmes precisa provar que o garoto é inocente ou que tem culpa do que aconteceu à coroa.
12 – As Faias Cor de Cobre: A senhorita Violet Hunter vai até Sherlock com uma história nada comum para um único propósito: pedir seu aconselhamento para que ele lhe diga se ela deve aceitar o emprego ao qual fora indicada. Sherlock astutamente dá sua opinião e tempos mais tarde, é chamado novamente por Hunter para resolver um caso maior: um desaparecimento na casa a qual era contratada.

Cada um dos doze contos te desafia a descobrir a verdade antes que Conan Doyle a entregue por si mesmo. Então, enquanto você ainda está engolindo o caso anterior, já recebe mais uma oportunidade de desvendar o seguinte.
Eu consegui, da primeira vez que li esta obra, desvendar apenas o caso 6, do Homem do Lábio Torcido, até porque quando Sherlock responde a uma pergunta de Watson quase no fim, usando de sua tão característica ironia, creio que ele “entrega o ouro”. Para mim o mais fascinante fora o último, que eu nunca imaginaria que teria tal final. É um livro que super recomendo, passa rapidinho e você mal nota. Dá pra ler um caso e parar a leitura por duas semanas, porque quando pegá-lo novamente não precisará lembrar de toda a história desde o começo – digo isso porque já ouvi reclamações assim, de pessoas que gostariam de ler um livro, mas não gostam de se sentirem presas à história – ACREDITE!
Enfim, não há muito o que dizer. Se repetir pela terceira vez que essa coleção da Martin Claret é incrível, há possibilidades de vocês me darem uns tapas na próxima resenha – hahahaha – mas realmente é. A capa também é maravilhosa, uma ilustração da porta de Sherlock, 221b na Baker Street.
Recomendo esse livro para quem gosta de um bom conto policial – um não, doze!

Nota: De 0 a 5 estrelas – 5



Onde Comprar:


0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.