quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Filme: Advogado do Diabo - Taylor Hackford

Por Rodrigo Soares

Boa Tarde Pecadores!!

Sem muita demora, hoje trago mais uma vez Keanu Reeves, aquele que também já foi Constantine (Resenha: Constantine), mas muito antes disso era o Advogado do Diabo (1998). O filme foi dirigido por Taylor Hackford e contou ainda com Al Pacino e Charlize Theron em seu elenco.



Título: Advogado do Diabo
Título Original: Devil's Advocate
Diretor: Taylor Hackford
Distribuidor: WARNER BROS
Atores Principais: Keanu Reeves, Charlize Theron, Al Pacino
Gênero: Fantasia, Suspense
Nacionalidade: E.U.A
Duração: 2h20min
Lançamento: 1998
Idioma: Inglês



Sinopse

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

"Vaidade: definitivamente o meu pecado favorito!"

Partindo da premissa básica da religião, a de que o Diabo nos tenta a todo instante a partir daqueles que são conhecidos como Os 7 Pecados Capitais (Avareza, Gula, Preguiça, Ira, Soberba, Luxúria e Inveja) é que o longa monta o seu roteiro, escolhendo como a temática principal a Vaidade. 

Se você, assim como Kevin Lomax (Keanu Reeves), fosse um advogado que nunca perdeu uma causa em toda a sua carreira, com certeza teria muito orgulho de si, correto? Pois é utilizando-se da vaidade e arrogância de Lomax que John Milton (Al Pacino) o trará para o seu círculo empresarial de advogados e o tentará a cada instante, sendo que cada escolha de Kevin refletirá em consequências positivas e negativas ao longo do filme, sobretudo na vida de Kevin e sua esposa Mary Ann (Charlize Theron).


O Advogado Kevin Lomax (Keanu Reeves).
O filme já nos traz logo em suas primeiras cenas um questionamento básico da advocacia e que já nos traz uma primeira reflexão: defender um cliente a qualquer custo, mesmo sabendo que ele não é inocente ou agir "da forma correta", de acordo com seus princípios éticos e morais? Isto é decorrente ao longo do filme e uma escolha que Kevin sempre tem que fazer, que se torna extremamente difícil quando se está tomado pelo orgulho e o desejo de alimentar seu vaidoso ego, estimulado cada vez mais por John Milton.

Al Pacino traz ao mundo dos filmes aquele que é, na minha opinião, o melhor capiroto do universo cinematográfico. Imponente, genioso, manipulador, poderoso e impecavelmente sarcástico, John Milton é a personificação do diabo em sua mais fiel forma, graças a Al Pacino, que só aceitou o papel após sugerir mudanças no roteiro, com menos efeitos especiais para seu personagem e mais ênfase na sua personalidade em si. "Vaidade: definitivamente o meu pecado favorito...", é uma emblemática frase do longa, dita exatamente por John Milton, já demonstrando a que veio o seu personagem.

O sarcástico John Milton (Al Pacino).
John Milton tenta Kevin Lomax a todo instante mas sempre dá a ele o direito de escolha, o livre arbítrio. John entrega a Kevin um caso e quer que ele vença, mas dá a Kevin o poder de seguir em frente com o caso ou desistir, inclusive quando Mary Ann, sua esposa, se vê definhando cada vez mais por visões demoníacas, saudade da antiga vida com Lomax e a falta de atenção do marido, cada vez mais preocupado com seu ego. Isso nos traz uma segunda reflexão, a respeito do que realmente tem valor em nossa vida e como nossas escolham podem interferir em tudo isto.

A propósito, falando nela, Charlize Theron está simplesmente fantástica no papel de Mary Ann. A atriz dá um show de performance, nos levando juntamente com sua personagem do céu ao inferno. Como Kevin não percebe o que está acontecendo com sua esposa? É isso que Charlize nos faz perguntarmos a nós mesmos durante o filme, fazendo dela outro grande pilar de Advogado do Diabo. Em um breve comentário, Keanu Reeves demonstra neste longa aquela que talvez seja sua melhor atuação no cinema, menos robótica do que o de costume, uma vez que o personagem exigiu bastante do ator.

Keanu Reeves (Kevin Lomax) e Charlize Theron (Mary Ann).
Advogado do Diabo mantém o alto nível e o suspense durante todo o filme, o que te prende a cada cena, fazendo as mais de duas horas de filme parecerem minutos. Os diálogos são inteligentes, sobretudo nas cenas finais entre John e Kevin, uma verdadeira desconstrução de Deus e a humanização do Diabo pela sua própria lógica. E o final do filme, sem comentários, apenas elogios.

Por fim, não quero que pense que você terá em Advogado do Diabo numerosas cenas demoníacas, possessões ou coisas do tipo. O filme traz o tema de modo cuidadoso e equilibrado, dosado, um tempero no seu verdadeiro roteiro. O que tenho a dizer é que se você ainda não viu este longa não perca a oportunidade assim que ela surgir, pois garanto que não irá se decepcionar, pois longas como este são raros, inclusive nos atuais moldes do cinema, não sendo um exagero a nota que dei para ele.

Portanto, fiquem agora com o trailer de Advogado do Diabo e não se esqueçam de comentar o que acharam do filme. É muito importante para nós!!

Nota: de 0 a 5 estrelas - 5


0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.